21 de dezembro de 2009

EDITORIAL

Três vereadores de Paiçandu estão em vias de entrar, ou já entraram,  com um processo contra o autor deste blog.

Na última sexta dia 18, no papel de criador e administrador do Paiçandu Blog News compareci até a delegacia atendendo pedido do delegado Dr. José Nunes Furtado, para prestar esclarecimentos. Esteve também presente Dailton Valdivieso Spelier, que já colaborou com o blog, mas que atualmente não está mais vinculado a ele.
As denuncias dos três vereadores se baseiam não nas opiniões dos blogueiros, mas em alguns comentários de leitores que publicamos em determinadas ocasiões, da qual a responsabilidade de moderação, recusa ou publicação é de quem administra, ou seja, nossa.

A principal função deste blog desde sua criação, foi ser um canal aberto onde a comunidade pudesse ter voz, opinasse e discutisse o presente e futuro desta cidade em que vivemos. Tornou-se também o principal veículo de divulgação de eventos porventura realizados aqui, uma referência de Paiçandu em todas as esferas. Acontecimentos, fatos e realidades foram esmiuçados de uma forma que nunca vimos, fruto de uma disseminação da internet e uma busca constante por informação, fizeram deste um canal procurado por vários moradores e ex moradores neste ano, e mais importante, com a possibilidade aberta às opiniões e ao debate. Fato este nunca visto anteriormente.
São outros tempos.
Uma mudança sem volta.

Nunca tivemos lado, elogiamos e criticamos. E se houve aparentemente destaque a esta ou aquela personalidade, a este ou outrem político, foi pelas casualidades, já que nunca, nem eu nem meu parceiro nos dedicamos inteiramente ao blog. Aqueles que estavam sempre em contato e nos enviavam materiais, eram prontamente atendidos, já que as visitas aumentavam e o conteúdo era necessário.
Li os depoimentos dos requerentes, e me surpreendi,  pois em outras ocasiões também estiveram em destaque no blog, inclusive usando-o como referência para promoção e até comentando aqui.

Por que somente agora o blog é vilão?

Estranha também que pessoas públicas que colocam seu nome ao crivo da população, que se apresentam como solução, não estejam abertas às críticas, opiniões divergentes, meras suposições genéricas e não dirigidas. 
Para fazer este blog, não ganho nenhum centavo, apenas dedico um tempo precioso de minha vida. Às vezes até sacrificando algo que me seria mais proveitoso.
Ele não é feito na surdina,  na obscuridade, mas sim leva assinatura e possibilidade de contato, a qualquer momento.

Peço desculpa se este trabalho, os tenha ofendido. Não foi intenção.

21 comentários:

Anônimo disse...

Isso mostra o nível intelectual e moral de nossos representantes. Vereadores que, ao invés de desempenharem suas funções com eficiência, infelizmente procuram tumultuar o que esta sendo feito com sabedoria. Continue assim, com isenção, imparcialidade e seriedade que com certeza a sociedade paiçanduense te apoiará, fortecelendo a democracia local, e porque não, regional.

Parabéns, continue assim que as verdades prevaleceram...


DVH

GUI disse...

Quero compartilhar o que estou sentindo ao saber de tal atitude dos tres vereadores que se sentiram ofendidos e foram a delegacia reclamar sobre o blog.
Não sei que tipo de ofença foi ou se realmente foi ofença.Dailton sei que sempre foi uma pessoa que colocou Paiçandu a acima de tudo e de todos;estou contigo camarada,não desista jamais.
Daqui pra frente vereador ou politico que quizer conquistar o eleitor vai ter que saber lidar com a net,pois aqui o povo tem vez e vóz.NÃO FOI ATOA QUE BARACK OBAMA GANHOU AS ELEIÇÕES NORTE AMERICANAS.
Por falar em ofença eu como cidadão desta cidade quero expressar como estou ofendido:_
ASFALTO PELA METADE NO SANTA LUZIA ;ofença.
BARREIRAS DE CONTENÇÃO NOS FINAIS DAS RUAS ASFALTADAS ;ofença.
FALTA COLETA DE LIXO POR MAIS DIAS QUE NÃO 2 .ofença.
O PORTAL DA CIDADE ESTA SENDO USADO PARA OLOFOTE DE BEBIDAS; feio.
RUAS E MAIS RUAS SEM ASFALTO ;ofença.
EXPREFEITO MOACIR É INOCENTADO PELA JUSTIÇA e agora quem paga o pato?
HOSPITAL MUNICIPAL NÃO TEVE COMO ATENDER TODOS OS FERIDOS Do PALCO;vergonha.
FALTA PEDRAS PARA CASCALHO NO ITAIPU,nem sei o que dizer.
PAIÇANDU BLOG NEWS PODE SAIR FORA DO AR censura.(ipótese)

AGORA SIM SABEMOS QUE ELES LIAM O BLOG SIM...MAS SÓ VIRAM A PARTE QUE DIZ RESPEITO A ELES.É DECEPCIONANTE.

Anônimo disse...

Quem são as figuras...
Com certeza é um tiro no proprio pé.

Anônimo disse...

Gostaria de deixar aqui também o meu apoio aos idealizadores desse BLOG, quem além de pessoas idonias são pessoas que sempre usam de bom senso no que publicam, colaborando muito para informação e crescimento da nossa cidade, pois um povo informado é um povo alicerçado no ideais sonhados.

Não Acredito disse...

Alguém avise esses senhores que a liberdade de expressão é um fato consumado na sociedade. A sensura não cabe mais aos meios de comunicação. Ainda mais se tratando de política, mais especificamente das pessoas públicas. Uma pessoa pública tem que estar preparada pra receber elogios e críticas, pois ela, através de seus atos e idéias, estimula a opinião pública. Opinião pública essa que diz no dia da eleição quem está eleito. Esta "pseudo-represália" à mim soa como medo!
Ricardi você tem nosso apoio. Nós os cidadãos e usuários do PBN sabemos que este blog é uma ligação direta dos assuntos da cidade com seu povo e que não será com autoritarismo que vão nos calar.
Vamos ver até onde vão levar essa idéia, ver e mostrar à todos!

Anônimo disse...

" Muita vezes as pessoas são egocêntricas; ilógicas e insensatas;Perdoe-as assim mesmo"
" se você é gentil,as pessoas odem acusá-lo de egoísta, interesseiro; seja gentil assim mesmo"
" Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo"
" Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo. Seja honesto assim mesmo"
" O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.Construa assim mesmo"
"Se você tem paz, é feliz, as pessoas podem sentir inveja.Seja feliz assim mesmo"
" veja você que no final das contas é entre si e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas"
" Qualquer acto de amor, por menor que seja, é um trabalho de paz"
" Nunca compreenderemos o quanto um simples sorriso pode fazer"
Acrescento eu que são frases impressionantes de sabedoria e generosidade que no fundo apontam para o "bem" e para sermos iguais a nós próprios
(Madre Teresa de Calcutá)

itamar disse...

Estão querendo acabar com a unica fonte de informação confiável da nossa cidade? Avisa esses nobre legisladores para não se preocupem pois os eleitores deles não lêem este blog, e sim assistem o pinga-fogo e todo ano entram numa fila pra recebem presentinhos...

Leidy Anne disse...

Fala sério gente...e vc ainda(humilde como é ainda pede desculpas)!!!Esses vereadores deveriam lembrar-se que ao entrar para a vida política tornaram-se homens públicos,e como tais devem,eu DISSE:DEVEM (sim senhor)estar preparados para ouvir críticas sim.Foi o povo que os colocaram lá,e este mesmo povo tem todo o direito de reclamar,criticar,cassar,etc.Esses são os nossos direitos primeiro como cidadãos,depois como eleitores.Agora,se fazer de vítima e convocar á delegacia o (ou os blogueiros) é no MÍNIMO:Covardia,hipocrisia;porque não mandaram convocar á nós os leitores,opinantes e eleitores?????Ficaram com medo não é?!Eles sabem que a vóz do povo é a vóz de Deus,e por isso deram o bote na "parte mais fraca".Façam-me o favor:em que ano mesmo que a ditadura brasileira se deu por encerrada gente?E os senhores-palhaços-vereadores?Nunca leram nada sobre liberdade de expressão?LIBERDADE DE EXPRESSÃO:é assim que se escreve ok?Copiem e colem no Google,e leiam calmamente o significado.Faz tempo que não tenho passado pelo blog,mas ao entrar hoje e me deparar com este tipo de postagem me senti na obrigação de divulgar a todos os blogs daqui de Maringá tal fato.Deviam estar empenhados mais pelo bem estar de vosso municipio e seu moradores,ao invés de querer derrubar a verdade..se ela dói em alguém,é porque a carapuça é do tamanho certo.Vocês devem estar na corja do Arruda que acha que todo brasileiro é otário e tem de engolir suas pizzas guela abaixo.Farei o possivel para que o maior número possível de blogueiros saibam disso para que não deixem se intimidar por qualquer um.........Só mesmo no Brasil para vermos coisas deste gênero.....Are Baba...

Unknown disse...

Eu não sei quem são os vereadores e nem quero entrar no mérito da questão.
O que quero lembrar aqui é que quando eu era pequena em 1985 (mais ou menos por aí) ouvi dizer que acabava nequeles tempos a "DITADURA" e iniciava-se a tal DEMOCRACIA.
Democracia essa que com certeza ajudou a eleger os tais vereadores que neste momento estão tentando censurar esse canal de comunicação, que hoje posso dizer que não saio de casa sem antes dar uma passadinha no BLOG.
E assim muitos moradores ou não fazem o mesmo.
Tenho certeza que os nobres vereadores irão rever suas posições em relação a esta atitude anti democrática, pois se levarem adiante, podem ter certeza, eles esquecerão, mas a gente não.
Quero eu pensar que tenha sido um equívoco, talvez até mesmo um mal entendido, ou disse que me disse. Pois não quero acreditar que em pleno ano 2009 sou obrigada a ver atitudes como essa vindo de nobres vereadores.
Você tem certeza Leandro? que não foi um mal entendido?
Pode contar com meu apoio em defesa da permanencia do blog, pois além de ser leitora, sempre tive neste blog a liberdade de poder expressar minhas opiniões e até mesmo meus poemas inacabados.
E tenho certeza que isso não acontece somente comigo e sim com quem quer que seja, sempre vi o blog sendo imparcial, colocando diversas opiniões, seja de quem quer que fosse.

Eleitora de Paiçandu disse...

A Muito Tempo que deveria ser aberto para o publico um espaço de opinião ,critica e sugestões nesta cidade , hoje esta aqui este , ok que nem todos tem acesso , mas quem tem lê e participa tem sua opinião própria , os vereadores estão chateados com o que... se esta é mesmo a ideia ... por favor poupe -me senhores, não tenham esta atitude que vai acabar virando contra vocês mesmo ... liberdade de expressão ou será que os níveis intelectuais deles não permite entender .

Aguinaldo disse...

RICARDI SEI QUE A SUA INTENÇÃO AO CRIAR O PBN FOI DIVULGAR OS AVANÇOS E OS RETROCESSOS DE NOSSA COMUNIDADE O QUE É UM AVANÇO E TAL ATITUDE DOS NOBRES É UM RETROCESSO.
SEI QUE O BLOG NÃO TEM RECURSO FINANCEIRO ALGUM; O QUE JÁ É UMA DIFICULDADE TREMENDA , MESMO ASSIM VOCÊ TEM FEITO UMA NOTAVEL E EXTRORDINARIA COBERTURA DE FATOS E INFORMAÇÕES QUE MANTEN-NOS INFORMADO.
ESPERO QUE VOCê NÃO DESANIME COM ESSA PEQUENA DEMONSTRAÇÃO DE REPUDIO AO BLOG E BLOGUISTAS.
QUERO DEMONSTRAR MEU APOIO E DIZER QUE ESTOU CONTIGO NESSA;SE CASO PRECISAR CONTE CONOSCO PRO QUE DER E VIER.FIRMEZA MEU CARO AMIGO.

as flores murcham
os palacios caem
os imperios desintegran-se
mas as palavras sabias permanecem

Valmir Tentemplis disse...

Não se curvem perante os poderosos e enganadores.

Rapaz acho isso um absurdo. disse...

Rapaz quem sera ?

O QUE IMPORTA , ISSO FAZ COM QUE O BLOG FIQUE AINDA MAIS INTERRESSANTE . OS CARAS ANDA POR AQUI TODOS OS DIAS A LER AS INFORMAÇÕES QUE O RICARDI POSTA E O QUE A GENTE COMENTA , É UM SINAL QUE GOSTAM .

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Ricardi nós do CMS fomos duramente criticados por alguns vereadores e um médico, os quais também estão querendo a minha cabeça no CMS. Provalvelmente também serei processado por responder questões que os mesmos citaram neste BLOG. Eles são a Lei, mas estão abaixo da Lei e podem responder também.
Já me ameaçaram varias vezes neste Blog,e em Sessão Ordinária da Câmara me escracharam usando apenas o conteúdo que lhes interessaram a eles e esse tal médico, do documento enviado para a Câmara, e até hoje não obtivemos resposta. Estão até colhendo assinaturas para pedir minha transferencia do BOMBEIRO de Maringá para BARRACÃO. Não entendo também porque nós do CMS incomodamos eles.Mas pode ter certeza que não podemos ficar calados. Temos que lutar por nossos DIREITOS, afinal vivemos em Democracia a mais de 15 anos. Pena que alguns ainda vivem de passado.
Continue Levando esperança para este povo que precisa de esclarecimentos e conhecimentos do dia a dia de nossa cidade.
Pode ter certeza de uma coisa isso tudo tem dedo de quem escreve anonimo neste BLOG,e, depois responde as questões.

Anônimo disse...

Ola para todos!!! E antes de adentrar no debate desejo feliz natal e prospero ano novo a todos.
Inicialmente, quero dizer que sou contra qualquer tentativa visando impedir a liberdade de expressão, mas, é necessário se ter mais compreensão acerca do que acontece para dizer se querem esses vereadores atacar a “liberdade de expressão”, ou, estão protegendo sua honra? Tal pergunta é clara: OS FATOS QUE MOTIVARAM A REPRESENTAÇÃO CRIMINAL NÃO FORAM COLOCADOS NO EDITORIAL DO BLOG PARA QUE TODOS SOUBESSEM O QUE REALMENTE ESTA ACONTECENDO! Assim, é necessário se atentar a regra básica: “cada ação corresponde a uma reação”, ou seja, QUAL O MOTIVO, como já perguntado, dessa representação criminal?
Até onde sei, a representação criminal se deu por conta do fato que no dia 03.12.2009, foi publicado no blog o titulo: “RACIOCÍNIO LÓGICO” que abordava a prestação de serviços de transporte coletivo realizado pela TCCC, que, segundo o blogueiro com razoável razão em seu favor, noticiou não ter esses serviços atendido a contento os usuários deste transporte.
A partir daí, como comum, foi aberto espaço para os comentários onde cada um expressou sua opinião, contudo, consta que no dia 04/12/09 12:33 uma pessoa que se identificou-se como ITAMAR DISSE....”SE ESSES VEREADORES CUTUCAREM A CIDADE VERDE/TCCC VÃO FICAR SEM O MENSALINHO.(PAGOS PRA FICAREM QUIÉTOS)”.
Com devido respeito, esse comentário não esta amparado na “liberdade de expressão”, porque ele imputa a prática de um crime, e, simplesmente se calar é como no ditado popular que diz: “QUEM CALA CONSENTE”. Então pelo que me parece, os vereadores não estão se calando e pediram apuração criminal, com base no Código Penal que destina um capítulo que trata dos crimes contra a honra (Calúnia –art. 138; Difamação-art. 139; Injúria-art.140 –não sei quais desse crime a Autoridade Policial vai capitular), bem como ainda orienta que as penas cominadas neste Capítulo aumentam-se de um terço, se qualquer dos crimes é cometido por meio que facilite a divulgação seja da calúnia, difamação ou da injúria, incorrendo na mesma pena quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
Como se percebe, concordando ou não, a lei veda ataques que em nada tem a ver com “liberdade de expressão” porque são criminosos, afinal, não constituem crime a opinião desfavorável da crítica literária, artística ou científica, assim, qualquer um pode questionar um projeto apresentado por qualquer vereador e manifestar sua opinião contrária quanto a atuação e desempenho do mandato, todavia, se alguém acusa uma de estar cometendo um crime (RECEBER MENSALINHO DA TCCC), me desculpem, tal acusação é séria, afinal: QUEM ACEITARIA SER ACUSADO DE BANDIDO E SIMPLESMENTE FICARIA QUIETO? Não, não vale o argumento que por ser político esta obrigado a se sujeitar a esse tipo de acusação leviana e covarde, como também não esta o Padre, Pastor, Pedreiro, Costureira etc. não esta o político, pois este ultimo como todos tem família, amigos e vida em sociedade.

Anônimo disse...

QUERO PARABENIZAR OS QUE AQUI FIZERAM COMENTARIOS IDENTIFICANDO, POIS ASSIM DEMONSTRARAM REALMENTE SEUS RESPECTIVOIS APOIOS. GOSTARIA TBM, SE POSSÍVEL, INFORMAR O NOME DOS 03 (TRES) VEREADORES DA QUESTÃO EM COMENTO PARA QUE A POPULAÇÃO CONHEÇA E POSSAM OPINAR MELHOR TANTO SOBRE O CASO COMO SOBRE SUAS ATUAÇÕES EM GERAL. DR.MOACYR.

Leidy Anne disse...

Brilhante colocação do anônimo-advogado das 21:42.Pois imagino que tenha sanado a curiosidade de muitos querendo saber o porquê dos senhores vereadores terem levado os blogueiros á presença das autoridades.De qualquer forma,não consigo crer que devido a essa maldita TCCC alguém da vida pública ainda se doa gente.Quem não é contra difamação e calúnia?Olha lá aquele homem ex-pefeito Moacir que depois de todo o alarde descobriu-se que nada era verdade,e quem ficou com todo o estresse do ocorrido foi ele.Neste caso quando alguém é acusado com nome e sobrenome,parece-me tão grave,mas num comentário mais pitaco do que legitimamente acusão,ir para a delegacia;ainda me parece forçado demais.O tal Itamar citou nomes lá no comentário dele?Porque só três vereadores se sentiram difamados?Não seria algo como:quem não deve não teme?Essa novela de TCCCXPolíticos não começou hoje,muito pelo contrário,e todo mundo sabe disso.Se "acusações" deste genêro fossem realmente caso de polícia,o finado prefeito de Maringá José Cláudio deveria ter processado meio mundo,pois uma das promessas de campanha dele foi justamente quebrar o monopólio da TCCC(e um dos motivos que o levou a ganhar),depois de passado a eleição e a promessa não ser cumprida,ele passou a ser atacado de todos os lados.Eu me lembro muito bem disso,pois teve reunião no meu bairro que moradores pegaram o microfone e o questionaram sobre isso;Agora na Era Silvio Barros é a mesma coisa,a "imprensa marrom" é quem mais ataca o prefeito falando de bonificações que a empresa costuma mandar para a PMM.Todo mundo tem todo o direito de acionar a justiça e/ou a lei quando se sentir lesado,mas desde que seu nome seja citado não é?!Precipitação deste tipo que vemos parece mais alguém querendo revelar algo que não deveria.Essa história de quem cala consente não cola,porque ninguém que opina nos calorosos debates que acontecem aqui sobre saúde não foi para a delegacia?Porque aqueles sim trazem sempre acusações gravíssimas.Tem coisas que são claras aos olhos mesmo quando palavras não são ditas:e aproveitando a deixa vamos pedir um pouquinho mais de ação dos vereadores paiçanduenses já que boa parte da população não lembra quem são todos os vereadores da cidade.Só se lembram de 4 mais atuantes,o resto.................detalhes....
Espero que tenham todos um feliz Natal e Próspero Ano Novo,e que a cidade consiga sair deste ócio,e tome um rumo mais progressivo,que as pessoas não sintam tanta raiva ao ouvirem falar o nome de seu municipio e que nossos governantes SERIAMENTE se preocupem com algo mais do que dinheiro....Mil beijos a cada pessoa de Paiçandu(que apesar dos apesares) é uma cidade muito bacana e acolhedora.Gosto muito de fazer parte da história daí mesmo que não seja 100%...SHALON!!!

Maria das Dores disse...

é Mesmo senhor do comentário das 21:42 ta bem informado , ate parece que sabe demais para um mero anonimo ; não é mesmo ... da para sacar na integra meu caro.

Maria Bonita disse...

Se vereadores querem tirar teu Blog do ar, significa que vc tocou em algum ponto que não deveria ser tocado, na opinião dos vereadores, mas faça uma enquete no seu Blog, perguntando se os vereadores 'ofendidos' tem ou não razão....
Se eu puder ajudar, caso vc precise,me chame!

Meu Blog,normalmente 'ofende' desembargadores salafrários, cartorários safados, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÀ que é um verdadeiro galinheiro e outros da mesma laia e até agora não me processaram.....e eu sei porque eles não me processaram.....talvez por que eu saiba mais do que digo....e tenho a mesma coragem que vc tem! Não se curve diante de vereadores, deputados ou quem quer que seja, se vc tem razão e pode provar!
Continue firme com o teu Blog!

Anônimo disse...

Será que os comentários de mensalinhos são da atualidade ou da época da aprovação do loteamento " Jardim Bela Vista"? Ainda existe muitos comentários na sociedade paiçanduense a respeito de "presentes" recebidos naquela época por bacanas. Se foi verídico o fato não sei, mas que muitos desfliaram de carro novo, desfilarfam!

Anônimo disse...

Essa Maria Bonita, será a de Lampião? está procurando sarna para se coçar. Continue falando do Judiário, quando menos você esperar. Sabe, até o Requião entrou pelo cano, quanto mais você.