22 de abril de 2010

SETOR ODONTOLÓGICO MUNICIPAL “ABANDONADO”

Nesta semana, conversando com usuários e pessoas ligadas ao setor odontológico municipal, ouvimos este desabafo: “nossa odontologia está completamente abandonada”. Para se ter uma ideia, o Centro Odontológico, instalado na área central de nossa cidade, está com equipamentos deteriorados e necessitando de manutenção. E, de acordo com técnicos, pelo tipo e finalidade dos materiais e equipamentos utilizados, se deveria realizar manutenções diárias e uma grande bimestralmente. Porém, não é isso que está ocorrendo. Com isso, os atendimentos têm caído drasticamente.

Além disso, este “centro” tem a escrivaninha escorada em uma cadeira, buraco no piso, e, para “piorar”, não há zeladores fixos. Apenas uma pessoa as segundas e sextas-feiras – nessa parte não há o que discutir, afinal todo leigo sabe que nas unidades onde se trabalha com a saúde, a higiene é condição sine qua non, durante 24 horas. Agora, como um centro odontológico pode funcionar com um zelador que vai apenas dois dias por semana?

Recentemente, o centro estava sem diversas lâmpadas (alguém pode imaginar um dentista prestando atendimento às escuras? Ou pior, sendo atendido nessas condições?), mas um funcionário solicitou diretamente ao eletricista do Pátio de Obras, que compreendeu a necessidade. Outro detalhe: quando estagiários de uma instituição de ensino superior maringaense prestavam atendimento aqui, sempre elogiavam a qualidade da resina utilizada para restauração (Z 100). Mas, nos últimos tempos, esse material está vindo com marcas inferiores.

Conforme apuramos, “a situação do setor já não estava boa desde 2008”. E piorou, desde então. Segundo funcionários, o prefeito Vladimir da Silva (PMDB) nunca visitou o centro, “nem antes das eleições e muito menos depois de eleito”. No entanto, se o coordenador desse conta, realmente o prefeito não precisaria visitar.

Porém, de acordo com essas fontes, a função de coordenador existente é apenas pro forma, uma vez que o dentista responsável “não faz nada e nada coordena”. Além disso, ele é o dentista do posto do Canadá, que está “há quase quatro meses sem prestar nenhum atendimento porque a cadeira está condenada”.

Em Paiçandu, além desse centro, há atendimentos nos dois postos do Pioneiro, em Água Boa e Jardim Canadá. Esse último, como dissemos, sem funcionamento, mas com um dentista de “plantão”. Para quê? Não se sabe.

Retornaremos a este assunto, após uma conversa com os responsáveis. Afinal, como sempre, é a população quem padece.

25 comentários:

Anônimo disse...

Esta na hora de fazer demisão por abandono de funçao. e contratar funcionarios compromentidos com o nosso municipios.
Trabalhou recebeu, não trabalhou demita por judta causa por abandodo de cargo.

Anônimo disse...

Paiçandu chegou ao extremo hein?
Gente cadê os acessores do Vladão, a prefeituta ta cheia de CCs pra que, pra fazer o que? Ta na hora desse povo enxergar a realidade de nosso município, vcs aí do Centro Odontológico, convida os senhores vereadores para fazerem uma visita ai e cobrar do prefeito as providencias cabíbeis,eu sempre digo quem sofre, são aqueles menos favorecidos!!!!!!!!

OLIVEIRA disse...

ESTOU PENÇANDO EM TRANSFERIR MEU TITULO PARA MARINGÁ ;LÁ O SERVIÇO DE ODONTOLOGIA FUNCIONA BEM; AQUI A O NEGÓCIO TÁ FEROZ CADEIRAS SEMPRE COM PROBLEMAS DENTISTA ATENDI COM MUITA PRECARIEDADE E O AGENDAMENTO DEMORA UMA ETERNIDADE.

Anônimo disse...

vamos terceirizar também o centro odontológico uai.ou este ninguém interessa, vixiiii.

Anônimo disse...

O problema não é o funcionário trabalhar, a questão é a falta de equipamentos e materiais para q o profissional tenha condições de dar um bom atendimento ao paciente. Jubim neles isto faz parte do CMS.

Anônimo disse...

Deveria terceirizar a Saude inteira de Paiçandu, CAPS; HOSPITAL; FISIOTERAPIA; POSTOS DE SAUDE; PSF; CENTRO ODONTOLOGICO; CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE; SEDE DA SECRETARIA DA SAUDE;

Anônimo disse...

é saber que o centro odontológico já foi um exemplo em atendimento heim....isso é muito triste.

Anônimo disse...

voce esqueceu de mandar terceirizar o prefeito e toda a sua equipe. sera que alguem aceitaria,este presente para ganhar dinheiro.

Anônimo disse...

Estes dias fui ao posto de saúde do centro e fiquei escandalizada com a situação que me deparei, a começar pelas atendentes sem paramentação alguma ( jaleco, touca e luvas), sem falar na higienização do ambiente, ou melhor, falta de higienização, aquilo parece qualquer coisa, menos um posto de saúde!!!!!!!rrrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

Sem falar na recepção, que ao meu ver a pessoa quando procura uma unidade de saúde é que realmente está precisando de ajuda e pelo menos precisa ser bem atendida e não é o que acontece nesse local, vale ressaltar que lá tem a funcionária Celi que é muito acolhedora, atende sempre com muito carinho os usuários, parabéns Celi

Anônimo disse...

Quem fala em terceirização, são os que não procuram o Hospital.
Hospital terceirizado é tudo poga . O nosso povo tem condição de pagar? Pois bem , se tivesse condição de pagar pagava um plano de saúde!
quem fala em privatizar é porque são cupicha do vieira.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Em resposta aos anonimos acima:
Como o Gestor e a maioria de nossos vereadores é a favor de privatizar todos o serviços de saúde. É importante para eles deixar de atender a população, para o povo ficar bravo por estar tudo abandonado. Dai fica facil empurrar goela abaixo uma privatização através de OSs/ONGs, para se safar dos problemas, e resolver o problema de alguns.

Anônimo disse...

Saùde é um direto do cidadão e dever do Estado, não para dar lucro para aproveitadores de plantão.
Aqueles quê quer viver da desgraça dos mais pobres.
O Prefeito em seu Plano de governo falou de Saúde de qualidade para todos.

Anônimo disse...

A única coisa que ele vai fazer realmente em 02 anos de mandato não está no seu plano de governo. Que é desmoralizar o sistema de saúde do nosso municipio, para poder terceirizar, isso com ajuda dos vereadores e do Dr.que nem precisa citar quem é.

Anônimo disse...

É dever de quem fiscalizar os entregadores de carne? Alguem da vigilância tem que ver isso; tambem acho que isso faz parte do CMS, desde que esta infiltrado em saude; cadê a fiscalização do municipio para ver se ter nota fiscal ou é clandestino e se esta carne é inspecionada.

Anônimo disse...

pelo menos é o que está dando para entender.até parece que foi combinado.

José Cleilton Jubin-Presidente do CMS disse...

Voces sabiam que as chamadas Organizações Sociais(OSs),e sua existência foi promulgada pelo Ministro Luiz Carlos Bresser Pereira,na época do Governo Fernando Henrique Cardoso(PSDB), e que as mesmas permanecem ilustres desconhecidas da maioria da sociedade, que não compreende seu significado e, sobretudo, que funções executam. A Secretária de Saúde do Estado de São Paulo não quiz se pronunciar sobre o tema.Este é o modelo que querem implantar em nossa cidade. no começo é uma maravilha e a partir da mesma implantada, começa a se descobrir que os serviços de saúde pública já estão a cargo do setor privado propriamente dito.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Voces sabiam que na privatização, a transferência da Gestão de um hospital público para OSs/ONGs só pode ser efetuada sob algumas regras prévias. Na Lei, as OSs/ONGs precisa existir há mais de 05 anos, não ter finalidade lucrariva, ter experiência administrativa e concordar com o contrato de gestão. Não há, porém, processo de licitação ou concurso público. Apesar da regulação minima,, sindicatos, médicos, e pesquizadores da politicas sociais contestam a forma como o modelo foi implementado na rede de saúde.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Voces sabiam que essas OSs/ONGs, que pelo fato das mesmas gozarem de autonomia administrativa e financeira da administração direta. alguma conseguem burlar os controles da Lei das licitações, e dizem que isto lhes dá maiores ganhos de eficiência na celebração de contratos e na politica de compras. É por isso que se torna a galinha dos ovos de ouro, como alguns já citaram aqui neste BLOG.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Vocês sabiam que nosso hospital já passou por estas experiências no passado e que até hoje tentam se justificar. Esses processos duram muito tempo, e no fim quem paga o prejuizo é o povo. Vocês já viram alguém envolvidos nestes tipos de crime, devolverem dinheiro para os cofres públicos em nosso País.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Voces sabiam que privatizado, os funcionarios ficam gessados, ficam são pressionados e a se sujeitar aos interesses do empregador e não necessariamente do serviço. E que o sistema permite o EMPREGUISMO e o FAVORECIMENTO POLITICO.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Voces sabiam que a participação dos cidadãos (que é o Controle Social)é a garantia constitucional de que a população através de suas Entidades representativas (Igreja Católica, Igrejas Evangélicas,Associações de Bairro, movimentos Sociais,Trabalhadores da Saúde etc.)poderá participar do processo de formulação de Politicas Públicas do municipio e do controle de execução,(tanto a nivel federal como Estadual e municipal). E que esta participação deve ocorrer através do Conselho Municipal de Saúde. Por ser um Órgão que de acordo com a disposição constitucional, possue carater deliberativo (Lei Federal 8.142/90). Portanto algumas pessoas que não é preciso citar. Procuram denigrir a imagem do Conselho Municipal de Saúde. Para que os mesmos se fortaleçam na conquista da privatização. É o único que pode barrar toda essa trambicagem. É o único Orgão que realmente é do povo, e, delibera a favor do povo. Portanto quem é a favor de saúde 100% gratuito e com qualidade, deve participar das Reuniões Plenárias e discutir, cobrar, e fiscalizar para não se arrepender mais adiante.

Anônimo disse...

Realmente tem que haver uma fiscalização severa nos entregadores de carne, cadê a fiscalização de tributação do municipio ?

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Voces sabiam que o Conselho Municipal de Saúde, já apresentou varias sugestões de parcerias, convênios, e os Gestores não tem interesse. Digo isso, pelo fato que se realmente tivessem interesse, convidaria o Conselho a participar das negociações, afinal é obrigação (prevista em Lei)dos Gestor participar o CMS destas negociações, afinal é o CMS que vai dar parecer (Deliberar)a respeito. Pelo que os cidadãos podem notar, é que, em Paiçandu ainda não chegou a DEMOCRACIA, vivemos nos tempos dos senhores Coronéis, e devido a isso, nós conselheiros temos trabalho duplo: Lutar pela DEMOCRACIA, E FAZER O TRABALHO NORMAL DE FISCALIZAR, ACOMPANHAR, E DELIBERAR SOBRE AÇÕES DE SAÚDE NO MUNICIPIO.

Anônimo disse...

é e quando eu digo que Paiçandu até parece outro país, onde as boas leis não são cumpridas, tem gente que ri.