13 de abril de 2010

PAIÇANDU PERDE ESCOLA POR VETO DE VEREADORES

Quando o assunto é educação, saúde e segurança, acreditamos que seria uníssono o discurso de que é dever de qualquer governante e cidadão lutar para que essas áreas sejam cuidadas de perto e que o investimento nas mesmas deva ser alto.

Em sendo assim, acreditamos também que quando se fala que a cidade pode ter uma nova escola, independente se municipal ou estadual, as forças também se unirão para a concretização do projeto. Podemos até não torcer pelo time paulista, o Santos de Robinho e Neymar, mas negar o futebol arte do grupo seria uma completa falta de bom senso.

Pois bem senhores, na semana passada (dia 5 de abril), Paiçandu perdeu uma nova unidade escolar, no Jardim Montecristo, porque alguns de nossos vereadores rejeitaram a propositura do Executivo, em regime de Urgência Urgentíssima, que tratava da alteração da Lei 1948/2009.

Conforme a mensagem do Executivo:

A proposta está centrada, tendo em vista que o município necessita de incluir alterar o artigo 3º. Da referida lei no que se refere as obras a serem executadas com recursos oriundos de operação de crédito, com a inclusão no texto de construção de centros de educação infantil e Escolas e aquisição de equipamentos e máquinas pesadas.

Temos a esclarecer que a alteração se faz necessário pois o Executivo através da secretaria de Educação pretende construir uma escola, tendo em vista a liberação por parte do governo Estadual, e ainda deixando o município apto a adquirir equipamentos renovando sua frota de máquinas pesadas.

Cabe salientar que tendo em vista ser um ano eleitoral o prazo para contratação de operação de crédito tem seu prazo reduzido, por isso se faz necessário que seja aprovado com maior urgência.

Tal aprovação se faz necessária para que o município possa iniciar os procedimentos de angariar recursos de operações de crédito, sendo esta a primeira exigência, que é a autorização do poder legislativo para contratação de operação de crédito e executar os investimentos necessários, objetivando o bem comum de todos os munícipes.

Vale ressaltar que, em reunião uma semana antes, na prefeitura, os vereadores acordaram com o prefeito Vladimir da Silva, que seriam favoráveis ao projeto, pois o mesmo traria benefício ao município. Porém, no dia da sessão, alguns edis justificaram a rejeição porque o Executivo teria colocado outras obras, além da escola.

É verdade, como dizia minha avó, “o que é combinado não sai caro”. Então, um expediente também comum nas nossas câmaras legislativas são as emendas supressivas. Assim, poderia ter sido aprovada a urgência urgentíssima da escola, para seguir a documentação, e emenda supressiva nos demais itens. Nessa quem perdeu fomos nós, o povo, pois necessitamos de escolas, centros de educação infantil, unidades de saúde equipadas, asfalto, máquinas trabalhando...

Ah! Sim, os únicos vereadores que votaram favoráveis à construção da escola foram Valdir da Fonseca e Osvaldo Marinho Novaes, ambos do PT. E, sabemos, que dois votos não resolvem a situação. O vereador Milson Monteiro Teles - o Tancredo - não votou, pois era presidente da sessão, no lugar de Eduardo Pereira da Silva, que não compareceu.

E assim, sem a necessária aprovação legislativa, os documentos não foram enviados para Curitiba e Paiçandu perdeu. Ou melhor, o povo perdeu mais uma vez. 




34 comentários:

Anônimo disse...

isso é uma vergonha,mas foi o povo que escolheu.

Anônimo disse...

NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VAMOS TROCAR AQUELES QUE NÃO ESTÃO A FAVOR DA CIDADE; PARABENS AOS DOIS VEREADORES QUE VISARAM O BEM DO POVO.
E AO EXECUTIVO QUE PROVOU QUE QUER FAZER MAS OS "IMPEDIMENTOS" NÃO OS DEIXARAM. OUTRA CHANCE DESSA SERÁ QUE VAMOS TER?

Anônimo disse...

gostaria de saber se é verdade que vão fechar a creche perto do clube? soube que estão querendo fechar e por as crianças na creche do canada que umdia passei em frente parece tao pequena, como vao por mais crianças la. e disseram que a unica secretaria q funciona é a da educação, pelo jeito nem isso, pq ja faz tempo q estoa dizendo q vao fechar esta creche e ninguem fez nada

Anônimo disse...

Não esperava que esta camara superasse a pior vereança que ja teve em paiçandu, nem no tempo do Sabóia e do cido macetti que foi uma das piores eles estão conseguindo superar eles, e sobre o prefeiro é o pior dos melhores igual a Camara atual. Acorda Paiçandu!!!!!!!!

Anônimo disse...

Isso e uma vergonha , perder uma unidade escolar por ma vontade de certas pessoas , provavelmente não devem saber o que e uma escola .

Anônimo disse...

Vamos Falar mais um pouco da saude de paiçandu. Marquei uma consulta para 7 horas da manhã desta terça feira (13) fiquei aguardando a consulta era 12h30 , o médico mandou transferir as consultas para a próxima terça feira, porque ele tinha um outro compromisso e tinha umas 20 consultas que foram dispensadas. Jubim vê este caso ?

Anônimo disse...

Será que o anônimo das 17:22,sabe o real motivo do fechamento do Centro de Educação?Penso que ele deveria informar-se mais sobre o assunto.Tenho filho lá, e todos estão correndo risco pelo fato do prédio está em situaação precária.
A transferência das crianças para outro local é a melhor solução.

Anônimo disse...

olá ricardi, acho que novamente voc~e se equivocou, não foi nada disso, o próprio prefeito que retirou o projeto de pauta, se informe antes e verá que tinha reunião de vereadores agendada com o prefeito para discutir o assunto , e detalhe! com tempo suficiente para aprovar com tranquilidade a solicitação do executivo, mas precisa ser discutido tendo em vista que na reunião ele falou em 800.000 e quando enviou o projeto não tinha valores determinados para as obras, e dai sem capacidade de endividamento como fica as galerias que estamos esperando há anos? se voce estivesse na sessão saberia do que estou falando.

Anônimo disse...

Estes são os vereadores que o povo votou, O povo merece eles.

Anônimo disse...

Provalvelmente na proxima segunda-feira dia 19/04/10, o LEGISLATIVO deverá votar as Contas do Municipio do ano de 2009, onde consta algumas irregularidades. Vamos lá assistir para ver o resultado. Será que vão APROVAR como fizeram com outras contas do passado ou Projetos importantes para o municipio.Nós municipes temos que acompanhar estas questões. É apenas uma votação nesta questão, e se aprovarem podem ter certeza que não precisamos nos incomodar de cobrar mais nada dos Gestores. Porque nós mesmos seremos coniventes com as questões. Uma vez que não fiscalizamos o que é feito, portanto também não temos o direito de cobrar e falar mal de nossos politicos.E as coisas caminham tudo do jeito que a maioria de nossos politicos querem. Mais alguns dias ou meses nós estaremos adeus dará.Esperamos sentados em nossos aconchegos ou em roda de amigos, nas Igrejas, escolas, trabalho enfim qualquer lugar, menos fazendo ou acompanhando os desfechos da politica de nossa cidade.

Anônimo disse...

Não podemos esperar a proxima eleição para trocar novamente nossos Politicos. Temos que fazer valer os nossos votos e direito de cidadão.Temos que nos unir, participar e cobrar postura deles até o final do mandato trabalhando para o povo, no qual foram eleitos. Se esperarmos, daqui 03 anos o povo esqueceu as trapalhadas que fizeram, e acabam votando novamente nos mesmos.Quando se diz em renovação temos que ver também a qualidade da pessoa que colocamos lá. Não apenas votando por amizade ou algo mais que a moiria já sabe como funciona aqui em paiçandu.

Anônimo disse...

quando se é imcompetente procura-se sempre um culpado por isso, como se era tão importante esta escola, porque oi executivo não enviou esta mensagem solita e não tentando enfiar goela abaixo outras obras que no certo não são prioridades, mas o executivo colocou e fica naquela se passar passou, mas como os vereadores não são vaquinhas de presepio como alguns fizeram o certo, o executivo que mande separado o projeto da escola e assim os vereadores irão votar com certeza a sua execução, pois e de pura necessidade para a nossa população e acredito que nenhum vereadores e tão burro de não votar com e para o povo.

Ricardi disse...

Ao nosso amigo do dia 13/04/10 19:57:

Primeiro: O prefeito retirou o projeto? Mas ele foi votado na câmara? Pode isso. Tem alguém equivocado mesmo nesta história.

Segundo: Fale mais sobre estes 800.000 que pra gente agora é novidade? Que galerias V. Ex. menciona, aparentemente é outro assunto pertinente?

Terceiro: Se perceber quem fez o post, foi minha amiga e parceira, a Jornalista Nadir Alves. E cá prá nós: O que a Nadir escreveu eu assino em baixo.


Abraços. E o espaço está aberto para suas opiniões!

blog da galera disse...

acho que naõ é so o prefeito que abandonou a cidade,os vereaodres tambem,mas ten vereador trabalhando pela cidade que eu ja vi.eu tira meu chapeu para o verador valdir do pt vejo ele andando pela cidade vendo o que a cidade ta precisando.PARABENSSS valdir.espero que eu esteja certo.

Anônimo disse...

Ué, o que está acontecendo o prefeito não está de bem com a Câmara de vereadores, se os vereadores não aprovaram o projeto alguma coisa deve ter acontecido.Cadê o prefeito que dizia que ia ter um bom relacionamento com a câmara, pelo que estamos vendo as coisas não andam muito bem para o lado do nosso prefeito; também pudera estão pensando que os vereadores são vaquinhas de presépio e tem que fazer tudo que o prefeito manda, ainda mais um prefeito que não fez nada ainda pela cidade, nem o essencial que é tapar os burracos do asfalto o homem não faz, o povo de paiçandu está amargando a pior administração dos últimos quarenta anos, nunca vimos tanta incompetência e cabeça dura num só homem, também o povo merece, ninguém mandou eleger um bocó, que não tem nem o domínio das palavras que saem de sua boca, é uma vergonha.

Anônimo disse...

a mãe das 19:49, será q vc sabe q este processo jaa tem 3 anos correndo? e que seu filho não recebera a atençao desejada sera colocado num dpósito de crianças onde as salas de 3 m² ja estão lotadas com as crianças que ja estão lá e ainda vao por mas 10 ou 15 não sei. pq o conselho escolar dessas duas creches não se unem, ele tem o poder de exigir da secretária de educação que alugue um espaço para colocar ests crianças, estão apenas fazendo o que é mais fácil

Anônimo disse...

ao anonimo das 17 22: falaram que este predio está condenado, mas soube q não e bem assim, q o predio e do Estado e que o colegio paiçandu a anos esta pedindo q desocupem por que precisa das salas pra por os cursos tecnicos que ja receberam

Anônimo disse...

Eu acho que que uma escola é de extrema necessidade para o nosso município, diante disso, os vereadores deveriam ter tido uma conversa com o prefeito, ou não existe diálogo entre executivo e legislativo? me poupe estou decepcionada com estes polícos, só olham seus interesses próprios, parem com isso minha gente pensem um pouco no sofrimento da populaçao e também voces foram eleitos porque o povo confiou em voces,acho que é hora de voces fazerem alguma coisa pelo nosso município que nos deixem orgulhosos.

Anônimo disse...

Os vereadores poderiam investigar, cobrar e fiscalizar estas questões. Sera que eles sabem que no Bela Vista, vão usar o Centro do Idoso para dar aula por falta de salas de aula, é uma vergonha, vamos tirar a bunda do assento e trabalhar para o povo,se apenas uma vez por semana não da para resolver, use mais dias da semana. Afinal o salario de voces é muito bom e dá para trabalhar 30 dias do mês. Ganho apenas um quinto do pagamento de voces e trabalho das 7.30 as 17.00 para sustentar minha familia e sobra tempo para me dedicar de graça para ajudar quem precisa. desculpe o desabafo mas é uma vergonha tudo isto.

Anônimo disse...

tambem soube por "boca pequena" do fim da creche menino jesus. vão fechar a creche e colocarem as crianças q ficam lá na creche do canada que ja esta com super lotação. sera´q ue as crianças vao ter q dormir em pé?

Anônimo disse...

o salário de vereador devia de ser 510,00 R$.
eu cortava o saco fora se essa bagunça continuaria...

Anônimo disse...

O REFERIDO PREDIO ONDE FUNCIONA A CRECHE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS, FUNDADA PELOS VICENTINOS DE NOSSA CIDADE, PERTENCIA ATÉ A POUCO TEMPO A SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULA, A QUAL PELO QUE SEI TROCOU O IMÓVEL ONDE ESTÁ LOCALIZADA A CRECHE POR UM OUTRO NA RUA CARLOS ROBERTO SEGHEZI, AO LADO DA EMATER, POIS APREFITURA NÃO PODERIA MAIS ESTAR FORNECENDO PROFESSORES, ZELADORAS, DIRETORES, MERENDA ESCOLAR E OUTRAS COISAS MAIS PARA UMA ENTIDADE PARTICULAR, E QUE POR ESTE MOTIVO FOI FEITO ESTA TROCA, QUANTO A SITUAÇÃO DA ESTRUTURA FUNCIONAL DO PREDIO, FORAM FEITA POUCAS MANUTENÇÕES EM SUA ESTRUTURA E UM PREDIO DE MADEIRA COM MAIS DE 25 ANOS NÃO RESISTE AS INTÉRPERES DO TEMPO, MAS ACHO QUE SE AS CRIANÇA TIVEREM QUE SAIR CERTAMENTE IRAM PARA UM LOCAL BEM MELHOR, COMO A SUPER CRECHE DO JARDIM PETROPOLIS, OU OUTRAS EXISTENTES EM NOSSO MUNICÍPIO.

Anônimo disse...

A escola que deixaram de aprovar, poderia resolver os dois problemas, pois sobraria a escola antiga para passar a ser creche.

Anônimo disse...

Tem que avisar os maus politicos que existe dialogo e uma palavra supressão para resolver alguns assuntos, e quanto o dia da reunião eu assisti e não ouvi nenhum vereador falar dessas lorotas ditas acima. apenas a votação como se nada tivesse de anormal. vamos educar as vacas de presépio porque o natal tá chegando.

Anônimo disse...

Arrrraarrrraaa!!!Anonimo18:30 voce ta brincando não ta? que super creche as crianças serão depositadas na já superlotada creche do canadá, nin guem ista preocupada com elas não. o importante e se livrar do problema. se vai ficar pior problema é dos pais q pagam imposto e das crianças q precisam ficar em creche. o q interesse é se livrarem do abacaxi

Anônimo disse...

PORQUE O BLOG AINDA NAO NOTICIOU OU NOS INFORMOU SOBRE O FECHAMENTO DESTA CRECHE, TAMBEM ACHAM QUE NÃO TEM IMPORTANCIA ESTE ASSUNTO? QUAL O REAL MOTIVO?

Anônimo disse...

PARECE QUE AGORA É OFICIAL A CRECHE NO CENTRO FOI INTERDITADA MESMO. E AGORA JOSÉ?
E PARA PIORAR O NEGOCIO JÁ ESTÃO NEGOCIANDO A TERCERIZAÇÃO DO HOSPITAL.ASSIM NÃO DÁ NÉ;

Anônimo disse...

Até que enfim vão resolver o problema do hospital, Parabens Vladão

Anônimo disse...

e da-lhe C.C. elogiando Vladão.

Anônimo disse...

A CRCHE SERÁ FECHADA SIM, POIS O PRÉDIO ESTÁ PONDO EM RISCO TODOS QUE LÁ ESTÃO.AS CRIANÇAS SERÕ REMANEJADAS DE ACORDO COM A LOCALIDADE DE SUAS RESIDÊNCIAS, JUNTAMENTE COM TODOS OS FUNCIONÁROIS.
TUDO ISSO FOI EXPLICADO DURANTE UMA REUNIÃO FEITAS COM OS PAIS,
SABE QUEM ESTÁ DISTORCENDO O ASSUNTO?
OS CORNETEIROS DE PLANTÃO,QUE ALIÁS DEVERIAM FAZER SERVIÇO VOLUNTÁRIO POIS TEMPO DE SOBRA, É COISA QUE NÃO LHES FALTAM!!!!!!!

Anônimo disse...

Vão PRIVATIZAR a saúde, o lixo,....será que vão privatizar a prefeitura e a câmara também.

Anônimo disse...

é privatizar, bom. lá vão colocar mais uns c.c.s. tanta promessa.prometem pros c.cs. que vão privatizar e dar uns empregos para eles.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que os funcionários desta CRECHE que foi interdidata, serão transferido para o Hospital, ai sim o hospital vai ter funcionário no hospital.

Anônimo disse...

com certesa. pois apresentam um ótimo trabalho pela creche.se forem para lá a população agradece.