16 de novembro de 2009

Percentual pra Saúde

Segundo demostrativos no site da Prefeitura Municipal, o investimento de recursos  na área da Saúde tem ficado bem  acima do índice mínimo exigido, que é de 15%. Pelos relatórios estas aplicações no caso de Paiçandu tem sempre ficado próximo dos 25%.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olhando as despesas que a saude de paiçandu tem. observo aonde esta indo o dinheiro da saude, que se quer, não tem nem comida no hospital, e nem material de limpeza, se não acreditar é só pedir para o Jobim ou um vereador fazer uma visita no hospital,ou fazwr uma reunião com os funcinários concursados que tenho certeza q eles dirão a verdade. Célio Saude não se brinca, a coisa é sério, Vladão com a palavra.

José Cleilton Jubi - Presidente do CMS disse...

Pelo indice gasto na saúde de Paiçandu, os serviços prestados poderiam ser de melhor qualidade,mas não é o Conselho Municipal de Saúde que tem que fazer isto. Isto é função do Gestor. A função do Conselho é fiscalizar, acompanhar, dar sugestões. O Conselho trabalha em parceria com o MP, onde quando as metas não são atendidas, fazemos as denuncias para que realize os serviços necessarios. Nós Conselheiros somos sabedores dos problemas que Paiçandu enfrenta,mas pode ter certeza que estamos nesta luta a mais de 05 anos para melhor atendimento dos Cidadãos. As vezes uma grande parcela do mau atendimento da-se pelo fato de alguns profissionais receberem seus salarios,mas não terem conciencia que é o povo que paga, portanto deve ser bem atendido, digo isso porque quem não está contente com seu salário que peça as contas e de lugar para quem trabalha com mais humanismo com os cidadãos Paiçanduenses. Nós do CMS queremos o melhor para Paiçandu, porque somos cidadãos igual a todos, dependemos do SUS, porque somos pobres, não podemos pagar o preço alto dos Planos de Saúde. O SUS é o melhor Plano do Mundo, mas depende de cada cidadão Brasileiro ajudar a defender para não cair nas mãos dos mercenários quem fazem da Saúde Pública seus meios de vida, sem se importar pela vida do ser humano. Nós somos iguais porque vemos acontecer, e ficamos quietos no nosso canto apenas criticando, só vamos a luta quando alguem de nossa familia passa por necessidades de atendimento. A saúde deve ser preventiva e não curativa. É neste ponto que Paiçandu peca a muitos anos. Pensamos uma cidade a 12 anos atrás: Paiçandu tinha aproximadamente 20 mil habitantes, portanto era uma cidade para se atender Baixa e Média Complexidade pelo seu aquisitivo economico, portanto deveria se começar a fazer o preventivo, ao invés de se gastar em UTI, porque tinhamos Maringá como cidade Polo e Sarandi que davam suporte. Devidos ao mau emprego do dinheiro público e outras coisas mais, Paiçandu sofre as consequencias. Portanto nós cidadãos de Paiçandu devemos tirar a bunda do assento e lutar pelos nossos Direitos conquistados a menos de 20 anos, porque nós nos acomodamos e aos poucos as raposas estão se apoderando novamente de nossos Direitos e estão nos escravizando sem nós percebemos. Então vamos acordar e lutar pelos nossos objetivos que é uma saúde de qualidade para todos nós e nossos filhos e netos.

José Cleilton Jubin _ Presidnte do CMS disse...

Ao anonimo do do dia 18/11/das 10:20, Primeiro lugar todo cidadão deve fazer sua parte lutando pelos interesses coletivos da população, reivindicando, fiscalizando, dando sugestões, criticando, mas para isso deve assinar o que fala. Tenho a dizer que para resolver tudo isto deve-se ter um Plano de Saúde elaborado pelos Cidadãos, onde o que foi discutido vai para o PPA, LDO, LOA. E Tenho a dizer Que este Conselho está lutando para que isso venha ocorrer em Paiçandu. Nossos Vereadores estão aprovando o PPA que é uma Lei onde se destina os Recursos da Saúde e do Municipio para os proximos 04 anos, sem consultar e ter aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Tenho a dizer ainda que a maioria dos vereadores nem se quer sabe qual a função do Conselho Municipal de Saúde. O mesmo acontece com alguns Gestores que acham que Conselho é apenas para validar documentos, porque para se conseguir recursos do Governo Federal precisa da aprovação, fiscalização, acompanhamento do CMS.Portanto voces anonimos e população de Paiçandu, cobre do vereador que voce votou na ultima eleição, para que os mesmos votem em favor do povo, que exija o Plano de Saúde de 2009 à 2012, e as propostas aprovadas na Conferencia Municipal, propostas estas que a população aprovou. Lá esta direcionado o que a População de Paiçandu precisa para a saúde nos proximos 04 anos de mandato. Pode ter certeza que apenas 02 vereadores compareceu na Conferencia Municipal de Saúde, o restante esta aprovando sem ter conhecimento das necessidades da população. Faça sua Parte, para não reclamar nos proximos 04 anos de saúde de Paiçandu.

Anônimo disse...

Um vereador me falou que um médico, chamou num final de semana e mostrou tudo para ele da farmacia at´o almoxarifado, e ele ficou abismado com o que acontece com o hospital, inclusive alguns funcionários comenteram que tiveram que fazer vaquinha para comprar o tempero, disseram que nem arroz tinha, material de limpeza era só agua mesmo palavras de funcionárias, cade o vladão para ver estes absurdos.