11 de novembro de 2009

Um Problema que todos querem

Qual é o principal problema de Paiçandu? Se fizermos esta pergunta para os moradores da cidade, serão citados várias deficiências públicas, muito delas já debatidas aqui.
Porém o principal "problema" hoje, em nosso município também é sua melhor característica: O crescimento.
 - Não é o sonho de toda cidade crescer, destacar-se? Desejo este estampado em slogans, e tudo mais.
A questão é que Paiçandu não está sabendo aproveitar esta bolha, não se fazem políticas públicas que tornem a chegada de mais moradores, um benefício.
Em suma, não estamos fazendo do limão uma limonada.
Para isso é necessário visão estratégica, e principalmente coragem. Coragem para tomar decisões, planejar, assumir riscos.
Senão a bolha explode.

9 comentários:

Leidy Anne disse...

No ano passado,numa reunião interna com o então prefeito Nelson Dayane,ele me disse exatamente isso:"Sabe o que me preocupa?O futuro "urbano" desta cidade,bairros e bairros são inaugurados,com preços atraentes,lindos lotes e muitos compradores interessados,mas algum destes "imobiliários" calcula se a prefeitura tem suporte para oferecer "saneamento básico e/ou no mínimo serviços essenciais para essa "nova população"???
Ele tinha razão,não só Paiçandu como diversas cidades pecam neste ponto,a cada ano novos loteamentos são contruidos,mas esses novos moradores precisarão de escola,creche.posto de saúde,coleta de lixo,enfim,coisitas básicas,que nem a população já existente não tem.E daí?O que é que a prefeitura faz?E o Estado?Quem dá conta?Aposto que quem vendeu loteamentos em jardins como o Itaipu não mora lá,e também não se importa com quem lá comprou seu lote;parece que há uma lei antiga sobre água,luz e asfalto,eu até acho justo o povo cobrar o asfalto do prefeito,mas certamente que quem vendeu e quem comprou também devem pagar pela falta de bom senso.Afinal,foi assim onde eu moro,era um brigueiro infernal na prefeitura enquanto não tinha asfalto,depois que foi feito ninguém queria pagar,e corre a boca solta o nome de quem não pagou o asfalto até hoje.Assim é a coleta de lixo,dá pra separar 95% do nosso lixo para os catadores,mas o povo não faz,e se o lixo fica aqui empacado na porta,a culpa é do lixeiro.Melhorar o mundo não é dever de nossos governantes,mas de quem paga por ele,nós:os cidadãos.Quando a bolha explodir,todos procurarão alguém pra por a culpa,isso é bem mais fácil do que assumir a sua própria falha e encarar a dura,cruel e real verdade.

Anônimo disse...

Na mesma velocidade que a ciudade cresce, deve ser as ações dos governantes.
Quanto mais gente mais renda pra cidade, é masi gente comprando no com´´ercio, mais gente pagando imposto, mais gente pagando iluminação pública pra prefeitura.
Cabe aos figurões fazer a coisa certa.
O problema é que este povo é muito parado...

Anônimo disse...

É Leidy ane, o Dayane sabia bem as teorias das coisas, mas porque não pôs em prática...

Anônimo disse...

Será que a bolha já num expludiu?

Anônimo disse...

a Leidy Anne, falou tudo, cada um tem a sua responsabilidade, basta fazer a sua parte. só criticar não resolve, o que resolve é apresentar soluções,
como sempre digo (ninguém é tão inteligente que não tem nada para aprender, nem tão burro que não tem nada para ensinar).
peixe.

Anônimo disse...

Como Paiçandu com 38.000 habitantes recebe um governador e 29 prefeitos e não se prepara para eventualidade de um acidente? Apenas 1 médico no Hospital Municipal, e de mal Humor. Porque será?Não recebeu o salário de Outubro?Poruqe não larga a medicina e mointa uma emprêza de aquecedor solar?

Anônimo disse...

O principal problema de Paiçandu é o Hospital Municipal que está sucateado e sem administração. Vejam aquela UTI como obra inacabada há 6 anos. Agora Célio, você que atendeu muito bem os feridos do palanque, peça uma audiência ao Requiâo e diga que precisa funcionar a UTI.

Anônimo disse...

tá dificil de resolver o presente, imagina ter que resolver o que o passado deixou de lembrança

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

O Problema de Paiçandu não esta na UTI, e sim em profissionis que fazem uso da saúde apenas para se ganhar dinheiro, e não prestar o serviço que a população merece, temos ótimos médicos e profissionais trabalhando em Paiçandu, mas tem as batatas podres que temos que banir de Paiçandu. Até parece que os mesmos o fazem para denegrir a imagem do SUS, para posterior ser Terceirizado. Quanto ao acontecido tenho a dizer que os mesmos devem ser atendidos igualmente aos demais, porque os mesmos deveriam estar lutando por uma melhor saúde, e nós sabemos que os repasses do Estado ao Municipio não são como deveria, cabendo ao municipio ter que bancar muita coisa sem ter condições. Nós temos os mesmos Direitos adquiridos a menos de 20 anos, e os mesmos ainda não perceberam que a era da ditadura acabou, estamos vivendo em democracia. Quanto ao hospital e ao acontecido. Quero dizer que não é rotina isso acontecer, qualquer outra cidade aconteceria o mesmo. Trabalho com Traumas de Urgencia e Emergencia no Corpo de Bombeiros,fazemos isso todos os dias e as vezes nem Maringá consegue atender a todos ao mesmo tempo,precisando levar para Sarandi. Onde é atendido de acordo com a gravidade. Quem deveria se precaver de tudo, é a equipe de segurança do Governador e não o Municipio, porque o Estado sabe das dificuldades dos seus municipios. Quanto aos maus atendimentos sugiro que cada cidadão de Paiçandu faça sua parte fiscalizando, acompanhando, criticando, apresentando soluções, mas que assine em baixo do que fala e não se esconda no anonimato. Porque somos cidadãos cheios de direito adquirido na Constituição Brasileira, só que temos que lutar por ela. Não podemos cochilar, se nós pagamos impostos, portanto merecemos um ótimo atendimento em qualquer parte do Brasil, o SUS é universal, direito de todo brasileiro, é pena que alguns dependem dele e faz critica destrutiva o tempo todo, será porque eles não querem que o SUS de certo. Se der certo não precisa de Planos milagrosos de Saúde, Hospital Particular.