16 de novembro de 2009

Missa Afro


A Paróquia Jesus Bom Pastor celebrará neste domingo dia 22 de novembro, a Missa Afro. Será em alusão ao Dia da Consciência Negra, no dia  20 de novembro 
Este promete ser um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação do país, e realidades atuais deste continente.
O dia 20 foi escolhido pois  foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

3 comentários:

aguinaldo disse...

Dizem que a africa é o berço da humanidade;portanto o mundo inteiro deveria dar mais valor a este povo que tem muito para nos ensinar,povo este que contribuiu para o crescimento de muitas nações desenvolvidas hoje; trabalhando sem ganhar nada como escravos.
vamos ver se sediando a copa do mundo e com um lider compatriota que é o Barak Obama as coisas rtomen rumo.http://www.youtube.com/watch?v=EU5uhccmxjo

Anônimo disse...

Africa é muito mais do que os nossos olhos possam imaginar , a Muito freqüentemente, a África é apresentada pela mídia (sobretudo do Ocidente) como um mundo atormentado por conflitos, guerras tribais e civis; ou também como o continente da fome, castigado pelo subdesenvolvimento, necessitado de tudo. Sem esquecer a desertificação, que se soma às tantas feridas do continente.Existe, porém, uma outra África; a dos valores humanos e espirituais ,capacidade de virar a página e de dar novo sentido à sua história, a mudança política de governo em alguns países, por exemplo, no Quênia, na África do Sul e no Senegal, é semente de esperança para uma nova África, almejada por todos, e que só será edificada com a contribuição de um geral.De fato, a primeira forma de interrogação sobre o homem, pela lógica africana, é uma questão sobre a vida. A resposta é que se pode encontrar o sentido da vida quando se compreende o sentido do outro, através da categoria de relação ao ser humano.

Leidy Anne disse...

A Prefeitura de Maringá, através da Assessoria de Igualdade Racial, realiza de 19 a 22 de novembro o 1º Festival Afro Brasileiro de Maringá, com uma ampla programação cultural, esportiva e social. A abertura oficial será no dia 19 de novembro, às 19 horas, com a inauguração da Praça Zumbi dos Palmares, nos conjuntos Santa Felicidade e João de Barro I. No local será realizada uma celebração inter religiosa e apresentações culturais.Para marcar a inauguração, o Centro Cultural Jhamayka apresenta o grupo de percussão Batuque Novo às 19h20, e o grupo de capoeira Karinguelê; e às 20 horas se apresenta o Grupo Break Psic Boy`s. Ainda no dia 19 de novembro, às 20 horas no Departamento de Educação Física da UEM (bloco M05 sala 2), palestra sobre 'A capoeira e seus aspectos antropológicos'.Entre os dias 20 e 22 serão oferecidas oficinas abertas a todos os interessados. Na Vila Olímpica, das 9 às 22 horas, a Secretaria de Educação realiza a oficina 'Tradição e Comidas Típicas'; e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania oferece a oficina 'Confecção de Bonecas Negras'. No mesmo período o Centro Cultural Sucena oferece oficina sobre 'Montagem de instrumentos de percussão', das 9 às 17h30, no Espaço Cultural Brunão, na UEM.No dia 20, às 16 horas, no Auditório Hélio Moreira, entrega do Troféu Consciência Negra de Maringá, instituído pela Assessoria de Igualdade Racial e Câmara de vereadores a personalidades do município. Do dia 20 ao dia 22, a Secretaria da Mulher realiza a exposição 'Trajes Africanos', das 9 às 22 horas, na Vila Olímpica; e a Assessoria de Igualdade Racial realiza a exposição Fotos Afro Brasileiras, do fotógrafo Eracleo Hundzinski, do Jornal Metrópole.Ainda na Vila Olímpica, durante todo o evento, a Secretaria de Saúde estará orientando e oferecendo palestras sobre doenças comuns em afrodescendentes, varificação de PA e distribuição de folhetos sobre os programas de saúde voltados à comunidade, com destaque ao Maringá Saudável.
Programação cultural
A programação cultural no palco da Vila Olímpica prossegue no dia 20, sexta-feira, com roda oficial de abertura da Mostra da Cultura Afro Brasileira e Intercâmbio Cultural, pelo Centro Cultural Sucena, às 19 horas. Às 19h30, o Centro Cultural Jhamayka apresenta o Grupo Batuque Novo; às 20 horas se apresenta o grupo de break Psic Boy´s; e às 20h30 o Grupo de Choro e Samba Semuc apresenta o Corda Samba.

No sábado, dia 21, a programação cultural começa às 9h30 com aula aberta de capoeira com mestres e convidados do Centro Cultural Sucena, na Praça Raposo Tavares. Às 14 horas, no Centro Esportivo do Jardim Alvorada, 5º Campeonato de Contato Técnico de Capoeira. Na Vila Olímpica, a partir das 14 horas, Campeonato de Skate da Associação dos Skatistas de Maringá.

No palco da Vila Olímpica, no sábado, 15 horas, Grupo Fogança, da UEM; 17 horas break com o Grupo Psic Boy´s; 18 horas Bumba Meu Boi com Grupo Anjos da Guarda, da Sasc; 19 horas Projeto Abrindo Gavetas – Corpo de Samba e lançamento do livro de Poesias Africanas, de Maria Virgínia Gonçalves dos Santos. Das 20 às 22 horas, Festival de Hip Hop, com Grupo Almas de Rua.

No domingo, 22, das 9 às 12h30, no Sesc, Workshop de Capoeria com Dinho Nascimento e mestres convidados. Na Vila Olímpica, das 9 às 18 horas, Campeonato de Skate da Associação dos Skatistas de Maringá. Na Praça Zumbi dos Palmares, das 14 às 17 horas, Batuque Novo, Teatro de Bonecos – Um Conto de Nagô, Exposição de Esculturas, Desfile Afro, Grupo de Percussão – Nagô Gegê, Dança o Canto das Três Raças com alunos da Escola Municipal Benedita de Souza Lima e apresentação do projeto Abrindo Gavetas com grupo de samba.

No palco da Vila Olímpica, às 15 horas, Samba Rock, com o Centro Cultural Sucena; 16 horas, Banda de Maracatu, com a Associação dos Skatistas de Maringá; 17 horas Break com o Grupo Psiq Boy´s e das 18 às 22 horas Festival de Hip Hop com o Grupo Almas de Rua.

Fonte:http://odiariomaringa.com.br/noticia/230283