25 de março de 2009

Ministério Público destranca ação contra vereador Anisinho


Decisão do desembargador Rosene Arão de Cristo Pereira, do Tribunal de Justiça do Paraná, destrancou a ação civil pública que o Ministério Público move contra o vereador Anísio Monteschio Junior (PP), de Paiçandu, condenado criminalmente a 3 anos e 4 meses de reclusão e 32 dias-multas, por ter fraudado o recebimento de ITBI, na condição de escrevente juramentado junto ao Cartório de Registro Civil e Tabelionato da cidade. Estima-se que Anisinho, entre 1997 e janeiro de 2005, quando o esquema foi descoberto pelo então prefeito Moacyr José de Oliveira (PMDB), tenha deixado de repassar aos cofres púbicos cerca de R$ 337 mil arrecadados com o Imposto Inter Vivos. Anisinho (foto) foi presidente do PP, concorreu à prefeitura da cidade e já esteve preso, acusado de contratar um homem para matar o ex-prefeito que descobriu a fraude.
Por causa da condenação criminal em segundo grau, que teve um voto divergente, em julho de 2008, ele conseguiu trancar a ação cível - que busca a devolução dos recursos aos cofres públicos de Paiçandu -, na 3ª Vara Cível da comarca. Com o processo parado, ele conseguiu ser candidato a vereador e se elegeu, com 694 votos. No último dia 19 o TJ apreciou recurso apresentado pelo promotor José Aparecido da Cruz e decidiu por sustar a suspensão do curso do processo originário, determinando seu prosseguimento normal. "A tutela perseguida em sede originária é de natureza coletiva, posto que visou o ressarcimento do erário. Sua demora, depõe contra a segurança dos negócios jurídicos, e a sensação natural de justiça que deve pairar em toda sociedade", diz o despacho, publicado no último dia 23.
  Blog do Rigon.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, esse cara deveria estar na cadeia, nem sei como consegiu sair candidato! Há, em breve estará fora, é só o supremo decidir sobre as robalheiras dele, disseram que o precesso já está em Brasilia, é questão de tempo!

Anônimo disse...

mas tem vice-lider do governo do PP em brasília, e ele tem projeto rumo ao senado, será que ele segura esse processo até outubro de 2010

Anônimo disse...

Será porque que os paiçanduenses não tem corage de comentar sobre as pessoas que ha anos vem dilapidando o patrimonio público de nossa cidade?
Será que isso é apoio a bandidagem ou é falta de coragem mesmo?
Soube ha pouco tempo que durante a campanha eleitoral na chacara desse cara " anizinho" houve disparo de um balaço no peito de um rapaz e nem a imprensa comentou. Será porque? será que temem esta gente suja que vivem ameaçandu as pessoas de bem da cidade, mesmo depois de provado que agem quase sempre na ilegalidade? Será que aprovam este belo currículum?

Anônimo disse...

AMIGO DO RICARDÃO NÃO FICA NA MÃO!!!
ANIZINHO É O CARA RSRSR..... CARA DE PAU !!!

Anônimo disse...

Hoje dia 09/09/2009 teve uma audiência no Fórum o que aconteceu, será que ele escapa de novo...

Anônimo disse...

Esse caso do Vereador Anísinho teve uma Audiência no Forum hoje dia 09/09/2009, será que ele conseguiu escapar do Promotor Cruz...espero que não, tem que pagar pelo erro e devolver o dinheiro a Paiçandu.