6 de março de 2009

Padre Banki festeja suas bodas de ouro, no sacerdócio!


Em 18 de março de 1959, um jovem brasileiro, de descendência japonesa, era ordenado padre, na catedral de Tóquio, no Japão, justamente na terra onde seus pais Julio e Sofia Banki nasceram. O jovem era na verdade, o nosso querido padre Ângelo Banki, que estará comemorando com a comunidade católica de Paiçandu, a comunidade nipônica, presbíteros e familiares as suas bodas de ouro, no Reino de Deus. A celebração festiva, de louvor e de agradecimento será no dia 26 de março, no salão paroquial, do centro, às 20 horas. 
  Desde sua primeira missa, no dia 19 de março de 1959, muitos feitos o padre Banki assinou. E olha que não estamos falando dele ter sido o primeiro presbítero a rezar uma missa no monte Fuji. No arquivo da família Banki, há uma fotografia, onde ele aparece ao lado de uma garotinha, com o seguinte registro; "Passei um mês inteiro, muito feliz, trabalhando na linda igreja, onde vinham muitos católicos contentes para a santa comunhão. Fukuyama tem 135.000 habitantes e está muito modernizada, com estradas largas asfaltadas. Gostei muito dali."(Igreja de Fukuyama - 31/08/1960).  Sua grande missão foi consolidar a comunidade católica de Paiçandu, que hoje ganha novos contornos com os padres jovens que aqui temos. De onde se concluí, que, sua parte foi mais que cumprida, e os ensinamentos, as lições de humildade, amor incondicional, carinho e respeito estão fincadas em terras férteis. Parabéns pelos 50 anos de padre! 

Ps; Reportagem extraída do jornal "Comunidade Católica" de Paiçandu , texto de Nadir Alves. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Estive na missa de bodas do Padre Angelo,foi emocionante.O pessoal da organização está de parabéns.O Padre angelo merece muito,muito mais.

Anônimo disse...

Parabéns ao padre ângelo!
Genivaldo Ubinge

Lucimar Dantas disse...

Realmente, um grande homem! Meu tio avô (irmão do meu avô). Parabéns pela notícia e pelas fotos.

Anônimo disse...

Vi aquela foto do Pe. Banki de batina, exatamente como tinha em minha memória, pois fui aluno dele em 1963/1964 no colégio São Francisco Xavier de São Paulo.
Depois de 1965 nunca mais vi o Pe. Banki, foi com emoção que relembrei vendo a foto.
Anos magnificos que passei entre os jesuitas.
Banzai Banzai Banzai Pe. Banki.