6 de março de 2009

Pioneiros de Paiçandu


Bem, atendendo ao pedido do nosso leitor Sergio Novelli, que sugeriu que contássemos a história daqueles que foram os primeiros desbravadores de nossa cidade, vamos tentar colocar aqui no blog um pouquinho da história de alguns que conseguirmos encontrar informações e materiais.    Começando, temos hoje  o saudoso  JOSÉ WOLFART - Natural de Monte Negro - Rs, filho de Emilio e Maria Matilde Wolfart. Chegou em Paiçandu em 1949, trabalhou na agricultura juntamente com seu cunhado Conrado Andreas Momenhzon, trabalhou também no ramo da carpintaria. Em 1957 adquiriu o estabelecimento do também saudoso Domingos Frasson, e transformou-o na Casa Progresso na Avenida Ivaí, 463  que por muitos anos serviu a população. Foi vereador (suplente) na primeira legislatura de Paiçandu, sempre colaborou em todos os setores, foi casado com Catarina Wolfart Magniz, da união nasceram 5 filhos, pioneiro dos mais prestativos e estimados de Paiçandu, José Wolfart forneceu na época fotografias do passado para a história do município, portanto pioneiro de respeito e desbravador de nossa cidade.  É isso ai, em breve mais histórias de nossos pioneiros, faça como o Sergio Novelli, sugira um assunto e nós faremos o possível para colocá-lo aqui.

Ps; atualmente funciona no prédio da antiga Casa Progresso o Bar do Marquinho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro que seja feita uma entrevista com ELISA ZANIN, a Sra. mais meiga e carinhosa que conheci desde que cheguei nesta cidade e que além de ser pioneira uma grande artista. Já que precisamos divulgar coisas boas de nossa cidade poderia começar por aí.

Daílton disse...

Rosinéia, obrigado pela visita no nosso blog e pela sugestão, se for possível deixe detalhes da senhora que vc citou como por exemplo endereço e como entrar em contato com ela, abraço e continue participando.

Anônimo disse...

Sim, ela me autorizou passar o número de contato e além disso me contou umas histórias do início de Paiçandu... Está aqui desde Novembro/1951.
Me passa seu e mail que te passo os dados certinho.

Daílton disse...

paissanduonline@gmail.com