17 de junho de 2009

O que faz um deputado estadual?

E já que a discussão sobre um deputado estadual por nossa Paiçandu gerou tantos comentários, vejamos o que faz um deputado estadual:
O deputado estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante do povo na Assembléia Legislativa de seus Estados. Cabe ao deputado estadual o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais estaduais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, e emenda à Constituição estadual, além de outras competências previstas em leis. O tempo de permanência, ou mandato, dos deputados estaduais, é também de quatro anos, podendo concorrer a sucessivas reeleições sem limite de vezes. Os deputados possuem gabinetes nas Assembléias e costumam manter escritórios regionais em suas cidades ou regiões de origem para manter contato com a base eleitoral. O salário de um deputado fica em torno de R$ 12 800,00, mas existem outros inúmeros benefícios entre custeios e verbas de gabinete que nos fazem confundir essa conta, que na ponta do lápis fica difícil precisar com exatidão.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aqui vai uma pequena contribuição.
custa 60 mil Reais para contratação de serviços e de assessoria parlamentar, mas em sua grande maioria são assessores pra-lamentar fica em casa e a maioria parte do dia e recebem mais de 2.000 reais isso tem que mudar porque o meu, seu o nosso dinheiro não pode servir para si servir do publico.
Valdir do PT

J P disse...

Ao Sr. de cima


tenho certeza que se couber vc la dentro vc nao vai penssar duas veses, me descupe politico pode agir diferente ate se eleger depois tudo fica igual, o que vale é a grana, principalmente do PT, agora fala pra mim o que vc ta fazendo por Paiçandu ?

Eleger vc mudou em que na nossa cidade ?
e me responda so mas esta :
Se o Cargo de Vereador nao fosse remunerado sera que haveria tanta disputa ?

fico no aguardo

Anônimo disse...

Sr. J.P fique sabendo que as pessoas tem ideologia, verganha na cara e dignidade, eu sempre fui e serei a mesma pessoa, preocupado em melhorar as condições de vida da comunidade em que moro, quanto a raiva que o Sr. demostrou ter do PT eu sinto muito porque sou uma pessoa religiosa e me recusoa falar sobre ódio que o Sr. deixou na mensagem. Se o cargo de Verador não fosse remunerado eu ja teria disputado pelo menos 6 eleições.
Valdir do PT.

J.P disse...

ao Sr. de cima


Primeiramente que em nenhum momento mencionei ter odio, começamos a ver que para um vereador ja começa mal, pois tirando conclusoes que nao ha existencia, segundo que nao respondeu nenhuma das perguntas, e terceiro que o PT anda meio mal falado nem prescisa ter faculdade e nem ir muito longe pois e so ver as palavras de nosso grandioso presidente dizendo sobre a CRISE
mas fico feliz em saber que o Sr. é religioso isso é muito importante para um grande Vereador

Anônimo disse...

A função principal de um deputado e legislar e fiscalizar o executivo - membro do legislativo deve legislar, elaborar leis. Portanto, para isso tem que estar preparado, ter formação razoável para não ser somente mais um lá na Assembléia Legislativa. Paiçandu, como algumas pessoas comentaram, possui todas as possibilidades possíveis para eleger seu representante estadual. Até Floriano, no passado elegeu seu Deputado estadual, o Saudoso Antonio Facci, que por sinal, foi um grande homem e um grande político. Devemos unir força para que um dia, quem sabe não muito distante, Paiçandu possa ter seu representante lá na Assembleia. Pense nisso.

Anônimo disse...

JOSÉ ARAUJO
Estou com saudades do Presidente Vargas e do Militarismo.
Naquele tempo eram poucos roubando.
Agora são milhares de ladrões de paletó, incluindo empresários, seus familiares, etc...