27 de outubro de 2009

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade.
Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.
É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade.
É um processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos.
Desta forma, a prefeitura, em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.
O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito.
O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.
Onde consigo o Plano Diretor de Paiçandu? 

5 comentários:

Anônimo disse...

Paiçandu tem plano diretor?
Eu sinceramente sempre achei que não, pois nada aqui foi planejado.
Uma cidade sem avenidas, sem praças (apenas uma avenida e uma praça), com mil e quinhentos bairros, cada duas ruas um bairro.
Tá certo que estou exagerando um pouco, mas eu sempre achei que não tinha plano diretor.
Para arrumar teria que demolir tudo e começar tudo de novo.
Mas pra falar a verdade eu ainda acredito que Paiçandu é a cidade do futuro, basta acreditar e os políticos da cidade realmente pensar no município como um todo e não pensarem em resolver suas vidas e a vida dos entes e amigos mais próximos.
Acho um absurdo não termos secretário ou secretária de Agricultura (que é o que fomenta o munícipio) e não termos secretário de industria e comercio.
Pelo que eu sei existe uma pessoa com a denominação de Diretora ocupando e acumulando 3 funções: meio ambiente, turismo e agricultura. Nada contra a pessoa que ocupa o cargo, mas deixo aqui meu protesto para que se tenha uma atenção maior nesta área tão importante. E pelo que sei o secretário de industria e comércio também pediu exoneração, outro absurdo ficar sem ninguém na pasta.
Acredito que o que falta no nosso prefeito não é vontade de resolver isso e sim pessoas que deixem de pensar em seus próprios benefícios e comecem a pensar no coletivo.
Pensar no bem estar da população e na cidade como um todo.
Tenho certeza que um município grande como Paiçandu tenha pessoas com competência e vontade de fazer algo por essa cidade.
O prefeito pelo que sei é uma pessoa de fácil acesso o que falta é ele abrir um pouco os olhos e ver além de apoiadores e colaboradores de campanha e começar a ver que se pode mudar, nem tudo está perdido.
Quase um ano se passou e a cidade clama por atenção.
E o plano diretor?
Se ter certeza que ele existe?
se existe a população tem acesso?
Alguém pode esclarecer essa dúvida por favor?

Anônimo disse...

O Plano Diretor de paiçandu estava vencido à mais de 9 anos. Com a Criação do Ministério das Cidades, veio a exigencia para que todas as cidade, acima de 20 mil habtantes que não tinha Plano Diretor teria que faze-lo, e as que tinha readequasse.Paiçandu iniciou a sua readequação em 2005. Fpi aprovado pela Camara final de 2007 Codigo de postura e inicio de 2008 codigo de obras, final de 2008 seu conjunto final.
Os vereadores da época não participou de nenhuma reunião para Elaboração. Por isso que demorou para aprova-lo
O plano Diretor de Paiçandu serviu de exemplo para outras Cidade com menos de 20 mil habitantes,Dr Camargo por Exemplo. Os academicos da UEM solicitou copia implantar em outras Cidade.

Vereador Valdir doPT disse...

Paiçandu tem Plano Diretor desde 2007, para conseguir: vá até a Secretaria de Planejamento e solicita cópia ao Secretário dessa Pasta Sr. Willian, todo cidadão deste Municipio tem DIREITO de ter um exemplar para acompanhar e cobrar de nós homens publicos.
Vereador Valdir do PT

Anônimo disse...

existe um plano diretor sim... é até novo... só que a PREFEITURA não disponibiliza para ninguem. Parece que o setor de "engenharia" meio que manda na prefeitura e não deixa o plano ser publicizado.
é uma pena.
Qto a secretaria de agricultura, porque não aproveitar o secretario anterior que era muito bom e atencioso com os agricultores.

Anônimo disse...

O Plano diretor da cidade de Paiçandu, emboras demorasse mais de um ano engavetado na Câmara, foi elaborado apartir de 2005,com várias audiências públicas sem a participação efetiva de nenhum dos vereadores da éopca, sendo enviado para Câmara em outubro de 2006 e somente no fim de dezembro de 2007 votou sua aprovação. Além da exigência do Ministério das Cidades, o Governo Requião tbm não liberava nenhum financiamento para asfalto aos municípios com mais de 20 mil habitantes que não possuisse seus planos diretores. As cidades com menos de 20 mil habitantes não precisava de plano diretor para conseguir verbas do SEDU naquela época. Graças a elaboração e aprovação do Plano diretor e aos projetos elaborados e apresentados junto ao Sedu que ruas e avenidas de Paiçandu ha anos na poeira e na lama puderam ser pavimentadas com recursos conseguidos daquela secretaria. Os jardins que ainda hoje encontram-se com obras de asfalto em execução são resultados destes projetos. Basta saber se outros projetos foram apresentados nos últimos meses para dar continuidade em pavimentação de outras áreas em nossa cidade. Com a palavra algum membro do poder público atual para nos dar alguma esperança de o progresso continua. Cópia do Plano diretor pode ser conseguido protocolando requerimento junto Prefeitura municipal, certamente com o pagamento das despesas de xerox, pois são muitas páginas, ( mais de 100). Dr. Moacyr