4 de janeiro de 2010

2010 - Desafios Gerais

Quais seriam os principais desafios  deste ano, para quem administra a cidade de Paiçandu? Depois de um ano de mandato, prefeito, vice e vereadores já tem um idéia geral dos maiores problemas e suas possíveis soluções.
Neste ano, o blog que serviu como uma sala de debate para estas questões, ajudou a identificar os piores calos, os maiores obstáculos que tem travado o desenvolvimento da cidade.

Mas que também, com a ajuda dos leitores moradores, formado em sua maioria por pessoas de consciência crítica, sempre procurou mostrar possíveis caminhos.

Em uma análise de tudo que vimos este ano de 2009,  chegamos às questões principais, que vamos durante esta semana debater aqui.

19 comentários:

Anônimo disse...

REALMENTE PAIÇANDU TEM MUITOS PROBLEMAS, E NÃO DEVE SER FÁCIL ADMINISTRAR! MAS QUANDO OUÇO DIZER QUE TEM PESSOAS INCENTIVANDO PAIÇANDUENSES A ENVIAR RECURSOS FINANCEIROS PARA PROJETOS SOCIAS NA AFRICA, FICO ABORRECIDO, NÃO QUE A AFRICA NÃO NECESSITE, MAS E AQUI? FALTA RECURSOS PARA IMPLANTAR PROJETOS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES GESTANTANTES E IDOSOS, ENTRE OUTROS COMO A EXEMPLO DOS PRESIDIARIOS QUE RECEBERAM RECURSOS RECENTEMENTE PARA EXECUTAREM UM PROJETO. E DÁI MANDAMOS DINHEIRO PARA OS AFRICANOS, OK! ATÉ CONCORDO QUE ESTÁ DIFICIL ACREDITAR, POIS EM PAIÇANDÚ FALTA PROJETOS SOCIAIS, MAS E O BRASIL? TEM TANTOS PROJETOS SOCIAIS QUE VALEM A PENA. MAS SÃO AQUELES VELHOS PROBLEMAS, NÃO ACREDITAM, CRITICAM ACHAM QUE TEM A SOLUÇÃO PARA NOSSOS PROBLEMAS, PARA OS ADMINISTRADORES PUBLICOS, MAS NÃO CONTRIBUEM AFETIVAMENTE. PORQUE NÃO IMPLANTAR UM PROJETO SOCIAL E INCENTIVAR, AQUI, ESSA SIM SERIA UMA CONTRIBUIÇÃO, PARA NOSSA CIDADE!MAS DESEJO QUE EM 2010 NOSSOS GOVERNATES, DEPUTADOS, PREFEITOS E VEREADORES, CONSIGAM DIMINUIR O TAMANHO DOS CALOS E TIRAR TANTOS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O DESENVOLVIMENTO DE PAIÇANDU, TERRA AMADA E TÃO QUERIDA! PARABÉNS AO BLOG PELA INICIATIVA!

PEIXE disse...

RICARDI, SO PRA LEMBRAR E O TAL CHURRASCO, QUANDO TIVESSE 100 MIL ACESSOS. JA PASSOU FAZ TEMPO IRMAO,
ESTOU NO AGURADO.

Ricardi disse...

Eita...

Anônimo disse...

1- Segurança em suas várias dimensões

2- Saúde

3- Saneamento - Infra Estrutura dos bairros mais afetados mostrados nos telejornais.

Sãos os que destaco de Princípio.

Anônimo disse...

O maior problema de Paiçandu é a saúde e o secretario de saúde. Claro com o secretario incompetente, a saúde vai de mal a pio. Saúde na área hospitalar, Odontologica, Combate á dengue. O Presidente do CMS Jubin não fala tanto em prevenção. Porque será que ele não reúne os 58 membros do CMS e vão fazer o Fumacê?

Anônimo disse...

A Cidade de Paiçandu tem muita gente batalhadora na Saude, e esta chegando no rumo certo, nao tem que privatizar nada pois o Jubim e o Celio vao fazer acontecer, eles so nao conseguiram chegar la ainda por que tem enfrentado barreiras, mas vai conseguir, o Celio se vira nos trinta pela Saude e alguns vereadores pensando em votos levam os pobres para operar em outro lugar e tranportar de modo errado pos cirurgicos, mas bem eu acredito que logo essa situação vai estar concertada, pois ja esta caindo a mascara de muita gente ai, inclusive de alguns com dor de cotovelo por terem sidos tirados das tetas, se vc que se acha o bom administrador e medico, mude se para Paiçandu e venha exercer a sua funçao gratuitamente pois quem desdenha tanto quer comprar, gritos e ameaças nao levam vc a lugar algum e so prejudica quem quer realmente trabalhar e nao ganhar como o Sr. ja fez, de valor a familia de Paiçandu e venha fazer um trabalho voluntario aqui para nos municipes ou se vc achar que isso e pesado, fique de vez na sua casa e esqueça daqui pois seu ego sua arrogancia e seu mal carater nao nos levam a lugar algum, vai se tratar pois ego ferido e doença e mata, e esqueça pois se depender de nos municipes dessa TETA vc nao mama mais, nem o Sr. nem seus tres vereadores.

Pense Bem.

Anônimo disse...

O que está faltando na Administração de paiçandu é vontade de trabalhar,descaso com os problemas que o município tem, a população mais carente de recursos é a que mais sofre, bairros sem cascalho, saúde de má qualidade, o hospital é um verdadeiro açougue nem médico tem, nosso prefeito não toma as rédeas da situação, para ele tudo está bom, seus colaboradores o levam na conversa e tudo bem, coitado do povo, um ano já se foi e não foi feito nada, outro ano está começando vamos ver o que vai acontecer, pelo jeito o povo já perdeu as esperanças, pois nada acontece.Acho que o Prefeito deveria dar o lugar para a Maria Rita,que pelo jeito é mais arrojada, para ver se as coisas tomam outro rumo; pois tudo está muito devagar e não pode continuar assim. Vladão pelo amor de Deus reaga ou cai fora, que decepção.

Anônimo disse...

O anônimo das 12;52 afirma que Jubin e Célio vão fazer acontecer. Vão sim. Jubin vai continuar solicitando diárias e Célio como já é incompetente mesmo. Senão vejamos; Célio recebe 270.000,00 por mês para tocar o Hospital Municipal que não faz cirurgias, Ortopedia nem tem especialistas. O atendimento Odontológico está péssimo, a dengue é 1° lugar no Paraná, a UTI virou depósito, e não tiveram condições de dar assistência na queda do palanque do Requião, além de não ter plantonista no dia 1º de Janeiro.Isso é o que o anônimo das 12;52 chama de fazer e acontecer? Você ficou com tanta vergonha que não se identificou

Dr. Vieira disse...

Paiçandu ganhou uma UPA(Unidade de Pronto Atendimento). Agora vão ter que construir, equipar, colocar equipe médica e de funcionários. Ora se o Célio não consegue terminar a UTI, não consegue médico plantonista para o dia 1º de Janeiro, deixando o povo ser atendido por auxiliares, que não tem culpa dessa situação. Como é que o Célio vai tocar uma 2ª estrutura.

Dr. Vieira disse...

O anônimo das 12;52 está criticando que pacientes de Paiçandu vão se operar em Assai. Imitou o estilo do Jubin. Então sabe a filha do vereador Osvaldo Marinho acidentou-se com uma bicicleta no sábado. Foi ao Municipal e o RX estava quebrado. Foi ao HU e ficou até terça em cima de uma maca no corredor. Isso é o que você fala que Célio e Jubin vão fazer e acontecer?

Dr. Vieira disse...

O anônimo das 12;52 que aposto ser o Céliofala o seguinte; se depender dos municipes dessa teta você não mama mais. Verdade Célio; vamos comparar nossas administrações. Eu recebia da Prefeitura 41.000.00 por mês. Você recebe 270.000,00. Eu equipei o Hospital 1 milhão, consegui verbas federais para construir a UTI que você não terminou. Construi a área fisica da Tomografia que foi embora. Construi 2 salas de cirurgias que você não consegue equipar, classificado como o 10º Hospital do Paraná, e campeão do Paraná em cirurgias de Varizes que seu Hospital não faz mais. Se a Teta que você se refere são os 41.ooo,00 por mês e você recebendo 270.000,00. Agora se eu trabalhava com 400 AIHS que eu fui pactuar e você n ão consegue, você é incompetente mesmo. Por sinal com uma população de 36.000 habitantes, Paiçandu teria direito á 255 AIHS. Por que você não correu atrás. Uma vêz você me falou que o Hospital não tinha capacidade. O Hospital ou o Secretario de Saúde?Agora você está com raiva porquew os pacientes vão se operar em Assai. Vão aos montes, e mete a bôca em você.Agora páre de entrar no blog como anônimo. Isso é feio. Faça como eu, se identifique. Por sinal já vou mandar fazer o rastreamento desse anônimo da 12;52 e se fôr confirmado que foi você, eu vou entrar com umna ação civel contra você e contra o municipio, porque você o que tinha jogou fora por incompetência.Você só é secretario de saúde, porque a Maria Rita filiou-se ao seu partido.

Anônimo disse...

Vamos La, ao anonimo das 13:13, que tem nome pois pela arrogancia e cifras todos nos municipes ja sabemos quem e o cabeça chata. " Se vc se acha o bom administrador e medico, mude se para Paiçandu e venha exercer a sua funçao gratuitamente pois quem desdenha tanto quer comprar, gritos, ameaças e ofensas nao levam vc a lugar algum e so prejudica quem quer realmente trabalhar e nao ganhar como o Sr. ja fez, de valor a familia de Paiçandu e venha fazer um trabalho voluntario aqui para nos municipes ou se vc achar que isso e pesado, fique de vez na sua casa e esqueça daqui pois seu ego sua arrogancia e seu mal carater nao nos levam a lugar algum, vai se tratar pois ego ferido e doença e mata, e esqueça pois se depender de nos municipes dessa TETA vc nao mama mais", Caia Fora e deixe que os verdadeiros municipes trabalham por aqui., Suma Desapareça e esqueça de vez nosso Povo trabalhador, nosso Prefeito e nossa Saude.

Dr. Vieira disse...

Façamos um resumo de admnistrações; Hospital Municipal de Paiçandu,,,, 90.000,00 de funcionários por mês. Hospital Pró Vidade Assai 30.000,00. Hospital Municipal de paiçandu...... 10 Cesarianas por mês. Hospital Pro Vida de Assai.... 160 cirurgias por mês.... 30 cirurgias de Ortopedia..... 40 de adenóide.... 20 de varizes.....20 cirugias Ginecológicas....50 de cirurgia geral.Hospital Municipal de Paiçandu........ especialistas.....Zero Hospital Pró Vida de Assai...Cardiologista, Neurologista, Ortopedista, Oftalmologista, 2 Pediatras , Radiologista, Ultrasson, Procto, Gastro,Anestesista dedicação exclusiva, Cirurgião Geral, Gineco-Obstetra., Otorrino.

Anônimo disse...

Na verdade o Vladão não estava preparado para ser prefeito de Paiçandu. Façamos um raciocinio; o prefeito seria o Haroldo Françoso com 70% dos votos tendo Maria Rita como vice. Haroldo não quiz e Maria Rita como vice levouo Vladão a ser prefito. Escolheu péssimos auxiliares; Célio foi o pior de todos, terminou de sucatear o Hospital, sucateou a Odontologia, chegou a um indice de 1º lugar da dengue no Paraná, o sorveteiro como secretário do planejamento é muita apatia. Só escapa Maria Rita. Vladão tira uns 6 meses de férias, você está muito cansado, precisa cuidar do Supermercado. Acredita que o Vladão mandou uma mensagem aumentando o IPTU em 12%. Foi rejeitada claro.

Anônimo disse...

O deputado Valdir Pugliesi, o do Vladão não se reelege. O Batista também não, o do Tancredo.Só conheço 2 que serão reeleitos. Quinteiro e Enio Verri. A Cida se elege Federal, O Edmar e o Nishimori vão dançar o baile dos desiludidos.

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Dr. Vieira o senhor só escreve e responde o que lhe convém. Já fiz varias perguntas a voce e também disse de quem é a responsabilidade e competencia das ações a serem efetuadas. Voce sita o caso do verador que levou sua filha pra Assai. Agora pergunto novamente a voce. Porque voce não cobra as ações de competencia da Câmara. Porque a maioria anda preocupado em discutir indicações E FAZER CARIDADE ao invés de discutir PROJETOS PARA O FUTURO DE PAIÇANDU COMO A QUESTÃO DO PPA E OUTROS. Se não vejamos: Se os mesmos tivessem interessados no desenvolvimento de nossa cidade e na SAÚDE DO MUNICIPIO, os mesmos tinham feito a coisa certa como deveria. Não discutiram o Projeto, não fizeram AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM A POPULAÇÃO PARA DISCUSSÃO DO PPA,NÃO SOLICITARAM DOS CONSELHOS (que são instância maxima de Controle Social no Municipio)A APROVAÇÃO E SE OS MESMOS PARTICIPARAM DA MONTAGEM DO PPA, NÃO FIZERAM NENHUMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÕES DE CONTAS DAS CONTAS DA CÂMARA E MUITO MAIS....
DAI PERGUNTO NOVAMENTE A VOCE: Se a maioria de nossos vereadores cumprissem suas obrigações, Paiçandu teria melhora em qualidade de vida,vida digna de um morador que paga seus impostos e não vê melhora? Ou Paiçandu nâo precisa de nossos vereadores cobrando as ações, discutindo Projetos, e fazendo AUDIÊNCIAS com a população? Portanto seu Vieira comece a cobrar de seus amigos vereadores a trabalharem por Paiçandu, cobrando as metas de responsabilidades deles. Quem sabe as coisas por Paiçandu não melhore. Como o senhor tem muita INFLUÊNCIA E CONHECIMENTO e quer ajudar Paiçandu, esta lançado o desafio, comece sua LUTA por este caminho. Porque eu,e, muitos moradores de Paiçandu entendemos que esse é o caminho das pedras como voce sempre diz.

Anônimo disse...

Parabens Jubim, o cabeça chata ta querendo mamar na teta sem fazer nada por nos aqui. vou cobrar esse empenho no novo desafio aqui lançado neste ilustre site de noticias.

Valeu Jubim assim quem sabe os nobres vereadores acordam pra vida e para nos simples municipes.

"A vergonha e o carater do ser humano começa a se deteriorar, a partir do momento em que o dinheiro domina sua vida."

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Ao anonimo do dia 05/01/10, das o1:58, concordo com voce, mas devemos saber e cobrar estas questões. Tudo isso que voce diz e muito mais deveria estar no PPA. Portanto a única saida é: Esclarecer,Cooptar mais gente, e, Lutar, Lutar, Lutar e não esmorecer.
Porque para voce planejar, voce deve saber: Pra onde vou e como vou; todos nós planejamos todos os dias; até mesmo quando seguimos o plano dos outros, ou de ser conduzido pelos fatos...
OS GRANDES INTERROGATIVOS DE QUALQUER PLANEJAMENTO:
- O que? objeto natureza
- Para que? objetivo, resultado
- Porque? justificativa, motivação
- Para quem? população alvo
- Quanto? metas quantificadas
- Quando? tempo
- Onde? lugar
- Como? método
- Quem? atores (proprios aliados)
- Com que? recursos materiais e dinheiro.
Com isso devemos saber: onde estamos?, como vamos?, e onde queremos chegar?.
OS INTERROGADORES DO PLANEJAMENTO EM SAÚDE:
-O que queremos? saúde
- Porque queremos? direito do ser humano
- Para que queremos? conquista da felicidade
- Como queremos? O modelo como caminho
- Para quem queremos? universalidade e eqüidade
- Onde queremos? neste municipio, e a realidade
- Com que queremos? os insumos materiais:humanos e dinheiro.
COM ISSO DEVEMOS SABER: QUAIS AS NECESSIDADES DE SAÚDE DE NOSSA POPULAÇÃO?. E QUAIS SÃO AS NECESSIDADES DE AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE E OUTROS DE NOSSA POPULAÇÃO.
Nós precisamos montar um PLANO PLURIANUAL(PPA) para atender as necessidades trabalhando com causas e problemas.
Depois de feito o PLANO, temos o seguinte passo que é colocar o PLANO dentro do orçamento. Só lá ele passa a ter a legalidade e a chance de ser executado.
O PPA só ganha eficacia; só se vivifica se ele for transformado em orçamento; caso contrário é apenas um PLANO CARTORIAL, uma LINDA CARTA DE INTENÇÕES, UM PLANO DE PAPEL.
Hoje a tradição é: O povo da saúde e outros faz o PLANO, O Conselho aprova e deixa-se o orçamento nas mãos dos orçamenteirosdas finança.
O CORRETO É: O povo da saúde e outros juntos com seus CONSELHOS participa do orçamento em todas suas fases.
PORTANTO SE ALGUEM QUISER CONHECER DETERMINADA POLITICA PÚBLICA (SAÚDE, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE ETC.) EM DETERMINADO TEMPO E LUGAR NÃO LEIA PLANOS, NEM DISCURSO: ESTUDE A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, é nela que se Exterioriza e Concretiza a verdadeira Politica.
O Orçamento Participativo é: CONTROLE PELO CIDADÃO ATIVO.
Portanto não se pode fazer nada que não esteja no orçamento; não se pode colocar nada no orçamento que não esteja no PPA; não se pode colocar nada no PPA que não tenha a aprovação dos CONSELHOS.Só ter equipamentos não adianta. O sistema no municipio deve ser inteligente, contando com um PROJETO ARROJADO de prevenção principalmente em saúde.Tem que haver envolvimento e parcerias de todas as unidades e Secretárias. Tem que haver planejamento e definição das prioridades de ação para que haja aplicação correta dos recursos principalmente na saúde. A população deve opinar e participar de forma direta, nas soluções e adaptações necessarias principalmente na area de saúde, e num futuro próximo colher os frutos dos investimentos públicos.
NADA MELHOR DO QUE DESMANCHAR E REFAZER COM QUALIDADE TOTAL. Desculpe mas é por isso que tanto venho cobrando AÇÕES DE QUALIDADE DE NOSSO LEGISLATIVO E EXECUTIVO E GESTORES DOS SISTEMAS. Afinal foram eleitos para nos representarem,e recebem e muito bem por sinal para fazer acontecer o que a população de PAIÇANDU tanto precisa.
Não adianta ter dinheiro e não ser bem aplicado com conhecimento. Todos os municipios tem problemas, mas se administrar corretamente pode ter certeza que melhora pelo menos 70%.

Anônimo disse...

o porque de tanto um ofender o outro????? não entendo isso! qual a contribuição ??? que levamos disso tudo? NADA, pessoas que se preocupam com a cidade são poucas, e muitos se preocupam consigo mesmo, por isso estamos como carangueijo... andando para tráz.