11 de fevereiro de 2010

OBSERVATÓRIO SOCIAL PAIÇANDUENSE

Muito boa a sugestão de que precisamos ter um OBSERVATÓRIO SOCIAL PAIÇANDUENSE.

Na verdade, esse grupo já está se articulando, desde a formação, entre agosto e outubro de 2009, com o pessoal do Observatório Social das Metrópoles, da Universidade Estadual de Maringá.

Profissionais da área social estiveram ministrando gratuitamente, aqui em Paiçandu, como devemos e podemos cuidar do lugar onde moramos, com ética, transparência e conhecimento de leis. E, o melhor, que podemos interferir com a nossa força e participação, sem, é claro, tomarmos partido ou enxergarmos somente o que nos interessa. Sempre o coletivo.

Pena que poucos puderam participar dessa capacitação. Mas, a idéia é retornar com nova turma, este ano. A iniciativa foi da Igreja Católica.

E os frutos estão vingando. Desde janeiro, alguns integrantes do curso e mais convidados se reuniram, no Jardim Pioneiros, para prosseguir nos trabalhos. Enquanto muitos estarão se divertindo ou descansando, no feriado de carnaval, alguns deles já têm encontro marcado para estudar.

A primeira empreitada do grupo é fiscalizar um certo prédio público, que já teve suas obras iniciadas. Mistérios rondam.

Nosso OBSERVATÓRIO nasceu. Precisamos de reforço!

Na foto, Ana Lúcia e Carla, do Observatório das Metrópoles, que estiveram no ano passado, em nossa cidade

9 comentários:

Anônimo disse...

Ola, minhha sugestao foi aceita entao! Que bom!! Como eu nem fiquei sabendo desse pessoal de fora que veio aqui em Paicandu?? Falta muita divulgacao dos eventos publicos, politicos, etc na cidade. Vamos tbm abrir um espaco pra divulgar tds os eventos. Eu nem fiquei sabendo, claro que teria ido e participado. Que pena. O que podemos fazer agora entao?

Anônimo disse...

Quem estiver interessado em participar, sem interesses políticos e pessoais, será muito bem-vindo. O compromisso, a responsabilidade, a ética, a participação por um lugar melhor, entre outros, são preponderantes para a efetivação dos trabalhos. De preferência, sem filiação partidária, placa de igreja, corporativismo...etc. Entre em contato com o Blog, por e-mail, que os responsáveis darão as informações.

Anônimo disse...

Apenas retificando, o grupo em questão já iniciou o OBSERVATÓRIO. Precisamos de gente compromissada para tornar essa cidade melhor, não apenas para a atualidade, mas para as gerações futuras.

Anônimo disse...

Que predio público, seria a nossa tão esperda câmara?

Anônimo disse...

Só que quem deveria participar destes projetos não se envolve. É uma pena.

Anônimo disse...

A segunda empreitada do grupo é fiscalizar um certo poder legislativo local e verificar que existe vereador com direitos políticos suspensos com sentença criminal transitada em julgado, prato cheio para o suplente, se soubesse. Um doce pra quem souber quem é. Se não sabem e só requerer certidão de quitação eleitoral para todos, nao no cartório. A mesa da cämara pode pedir isso, se quiser, mas tendo conhecimento terá que imediatamente declarar vago o cargo e chamar o suplente, está vinculado a lei orgânica que diz que perderá o mandado quem tiver os direitos políticos suspensos com condenação criminal transitada em julgado, ou quem sabe o suplente, acho que é o quem tem mais interesse. O povo, bom, não tem memória mesmo, que se dane.
(...) como devemos e podemos cuidar do lugar onde moramos, com ética, transparência e conhecimento de leis.

Anônimo disse...

OLA!!!

NADIR, tenho grande admiração pela pessoa integra que é, contudo, penso que você pode começar a fazer diferença ética já a partir da informação mais clara quando disse: "A primeira empreitada do grupo é fiscalizar um certo prédio público, que já teve suas obras iniciadas. Mistérios rondam.".

Pois se é público: QUAL É O PRÉDIO? e também é importante deixar mais claro que: "MISTÉRIOS RONDAM"???

ABRAÇO!!!

Anônimo disse...

NÃO ENTENDI!?

ANONIMO - 11/02/10 18:01: disse aqueles que estiverem interessados em participar do observatório deverá procurar pelo pessoal do blog.

Diz ainda: "(...) De preferência, sem filiação partidária, placa de igreja, corporativismo...etc.", no entanto, a notícia trazida pela Nadir informa que: "A iniciativa foi da Igreja Católica".

É que estou com dúvidas se foi alguém do blog que escreveu, ou foi outra pessoa, mas, o que importa é a participação das pessoas,contudo, NÃO DÁ PARA SIMPLESMENTE IGNORAR A INICIATIVA DA IGREJA CATÓLICA incentivar seus fieis e despertar em toda a comunidade esse sentimento de zelo pelas coisas públicas. Para resumir: POUCO IMPORTA A PLACA DA IGREJA que cada um pertença, afinal, no observatório não vai ser realizado nem missa e tão pouco cultos.

Há.....antes que esqueça: DESCULPAS anonimo se lhe entendi errado, minha intenção não foi a de lhe desrespeitar.

Anônimo disse...

Olá, Pessoal de Paiçandu. Fico muito contente com o fato do curso que desenvolvemos como voces esteja frutificando. Parabéns pela criação do Observatório. Precisamos continuar a trocar informações. Um grande abraço a todos.
Celso Romano - Observatório das Metrópoles da UEM