16 de fevereiro de 2010

Comarca versus nova câmara

Um dos melhores debates dos últimos tempos aqui no blog esta ocorrendo nesta postagem. 

O resumo da ópera é o seguinte: o que seria melhor para Paiçandu neste momento: a construção da nova câmara, ou concentrar esforços para a instalação da Comarca, que segundo informações  tem como seu principal entrave, a falta de estrutura física para tal.

Veja os pormenores Aqui.


Atualizando

O local onde está sendo construída a nova Câmara, juntamente com a agência do INSS, que ao que parece é a que foi iniciada primeiro.
Fica nos fundos do complexo esportivo do centro. 
 
 

Como eu consegui tirar a foto por cima da parede?
- Eu sou um cara alto.

17 comentários:

Dr. Vieira disse...

Se eu fôsse o vereador Eduardo Pioneiro eu mandava fazer um pebiscito. Ganhando a Comarca eu chegava para o Vladão e dizia; está aqui todas minhas economias, agora faça sua parte. Seria um gesto politico de grande dimensão. Eu acho até que sairia no Jornal Nacional. A manchete poderia ser essa; Vereadores de Paiçandu entregam todas economias da Camara ao Prefeito para contruir séde da Comarca.

Dr. Vieira disse...

Eu acredito que o que a população de Paiçandu mais deseja hoje é a instalação da comarca. Veja bem; séde Paiçandu e os outros municipios Dr. Camargo, Ivatuba, Floresta e Itambé. Isso elevaria o municipio a um grau de desenvolvimento muito grande. O comercio seria beneficiado, e viria muita gente para Paiçandu. Jé temos o empenho do Quinteiro, agora, com uma maõzinha da Camara ajudando nessas economias. O Tribunal precisa saber que Paiçandu quer mesmo a comarca e fará todo possivel para ajudar. Quanto á funcionários, juiz , escrivão, promotor é problema do Tribunal de Justiça que tem meios de resolver rápidamente. Por exemplo; Marialva tem 2 varas, só precisa de uma. Abriram 2 quando Sarandi ainda pertencia a Marialva.

Beija Flor disse...

O Dr Vieira tem razao! Cidades menores que Paicandu ja tem comarca ha muito tempo. A populacao, tenho certeza, que quer a COMARCA.

Paicandu tem que mostrar que QUER MELHORAR.

A camara destina o dinheiro pra construcao do predio do forum. Nao tem problema nenhum qto a isso! O Tribunal sede os funcionarios, concursos publicos estao chovendo pelo Brasil todo, esse nao e maior dos problemas. Agora basta a Prefeitura e os Vereadores JUNTOS lutarem pra isso acontecer!

Vereador Valdir do PT disse...

A instalação da Comarca não depende de recursos Publicos Municipais e sim da decisão do tribunal o qual foi protocolado o pedido que assim que deferir a solicitação o Poder Judiciário tem dotação Orçamentária própria para construir o Prédio para o funcionamento das Varas e Cartórios de distrubuição.
Vereador Valdir do PT.

OBS. São obras distintas, uma não depende da outra!

Anônimo disse...

Dr. Vieira:

Sou um adimirador do Sr. pelo que fez pela saúde de Paiçandu, registrando, que os jornais noticiavam o incentivo ao parto normal; cirurgia de varizes. Me recordo ainda, quando foi dado destaque em matéria jornalistica com o título: "TURISMO DA DOR", fazendo menção ao fato de de inumeras gestantes dentre outros pacientes que eram atendidos pelo hospital gerenciado pelo Sr.

Contudo, se tratando da implantação da Comarca as coisas não acontecem com a mesma agilidade como o Sr. gerencia seu hospital, isso dado a situações diferentes.

Quanto ao fato da construção da sede própria da Câmara é uma reinvidicação antiga dos moradores, que querem a casa da cultura de volta. Daí, não da para simplesmente ABORTAR a obra, até porque o que se sabe já houve a doação do terreno (cessão de direito de uso em favor da camara); o projeto já foi licitado e inclusive já se encontra pronto.

E como o Sr. é verdade que existem Comarcas em cidades com menor população e necessidade, no entanto, a criação da Comarca de Paiçandu já esta em andamento, inclusive já passou pela Camara de Deputados Estaduais, como apois de Cida Borghet e Fabio Camargo, já houve reunião com o presidente do Tribunal de Justiça e as coisas estão adiantadas, e, somando com o empenho do Quinteiro a tendencia e alavancar, mas, a construção é de competência do próprio TJ, que já dito por outros comentários TEM ORÇAMENTO PRÓPRIO, e mais, não esta tão facil trazer juizes para cá ou para qualquer outra Comarca, talvez, esse ao contrário do que o Sr. pense, seja o maior problema.

ABRAÇO

Anônimo disse...

OPINIÃO: NÃO ESTAMOS ATRIBUINDO RESPONSABILIDADE AS PESSOAS ERRADAS? POIS A JUSTIÇA É GESTORA DO SEU ORÇAMENTO, BEM COMO RESPONSÁVEL DE GARANTIR O ACESSO A JUSTIÇA -embora seja chato, mas leia o que escrivi e tire suas conclusões-.

Após aprovado pela Câmara de Deputados do Estado do Paraná, bem como aprovado pelo Tribunal de Justiça e colocado no orçamento deste tribunal, se, tiver juízes e servidores, é possível que o município aluge um prédio até a contrução da sede própria pelo TJ.

Entretanto, O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, ficou chocado com a carência de varas na Justiça Estadual do Paraná.O corregedor participou, de audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na sede do Tribunal de Justiça do Paraná. A audiência fez parte da correição que do CNJ, nesta audiência, Dipp constatou que: "FALTAM VARAS, FALTAM SERVIDORES, FALTA ESTRUTURA PARA O JUIZ DE PRIMEIRO GRAU EXECUTAR SEU TRABALHO", disse.

A questão da falta de varas foi levantada por diversos participantes da audiência pública, como o procurador-geral do Estado, Carlos Marés, o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Miguel Kfouri Neto e o presidente da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto de Paula Machado, que lembrou que em 2003 foram criadas 83 novas varas no Paraná e mais de 50 delas ainda não estão em funcionamento. Dipp também ouviu queixa sobre os vencimentos e inexistência de plano de carreira dos servidores do Judiciário, falta de dotação orçamentária para a Justiça, extinção do cargo de oficial de justiça e, principalmente, morosidade. A morosidade é o principal problema da Justiça do Brasil.

Tudo isso pode ser visto na integra no seguinte endereço eletronico:
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2005248/ministro-lamenta-falta-de-estrutura-da-justica-do-parana

E DAI DE QUEM É A RESPONSABILIDADE PELA IMPLANTAÇÃO DA COMARCA? DOS VEREADORES? DO PREFEITO? OU DA PRÓPRIA JUSTIÇA?

Temos a divisão de poderes(executivo, legislativo e judiciário), obrigações e responsabilidades individuais, neste caso: A RESPONSABILIDADE NÃO É DOS VEREADORES OU PREFEITO, podem até fazer o que estão fazendo, mas, a decisão final não é deles (vereadores e prefeito).

ABRAÇO

Anônimo disse...

Ta muito contraditorio esse assunto! Algumas pessoas que estao postando estao colocando muito mais "obstaculos" no caminho a Comarca do que realmente existe!
Acho que o problema de Paicandu e sempre ESPERAR a verba, ESPERAR o deputado fulano de tal conseguir recurso, ESPERAR, ESPERAR.E preciso mudar essa posicao. A obrigacao e TENTAR.

Esperar recurso, daqui uns 10 anos se Deus abencoar e os anjos dizendo Amém! Queremos rapidez pq estamos cansados de ver Paicandu cada dia sendo rebaixado ainda mais pela midia, pelos municipios vizinhos. Ta dando vergonha!!

Beija Flor disse...

Boa tarde! Pessoal que postou logo acima, nós ja sabemos de tudo isso! O que nos queremos e que a prefeitura e os vereadores, se houver condicoes, deem o "pontapé" incial. Queremos que ajudem a agilizar todo esse processo, porque vai demorar muito!

Falando em chances de se instalar a comarca em Paicandu: se ja houver predio quais as chances?? eu acho grandes! Agora Paicandu nao tem nem predio pra alugar pra alojar a comarca, quais sao as chances??

Agora ta parecendo que os vereadores nao querem um promotor na comarca pra fiscalizar o trabalho deles, a prefeitura tbm! Sinceramente vcs nao estao dando tanta importancia nesse caso. Ta td mundo dizendo que NAO, nao podemos fazer nada, temos que esperar..etc..etc!

Leidy Anne disse...

Que coincidência incrível,os leitores deste post fazem seus comentários com uma sincronia muito próxima.Todos os comentários ocorrem no mesmo dia,e em horários muito próximos..que bizarro...

Dr. Vieira disse...

Os comentários do vereador Valdir do PT são interessantes. Ele fala que já foi protocolado o pedido e agora é só esperar a decisão do Tribunal. Não funciona assim não , Valdir do PT. Municipios pequenos que possuem Comarca há tempos. Sabem porque? Existia um deputado chamado Anibal Khoury. Paiçandu perdeu esse bonde. Precisamos brigar, fazer passeatas, dizer que temos 40.000 habitantes e queremos uma Comarca. Aqui no Norte Pioneiro tem cidades pequenas como Urai 10.000 habitantes que é Comarca. Agora temos o Quinteiro, advogado brilhante e que está dando um show nos seus pronunciamentos na Assembléia . Desculpe Valdir, mas não concordo com sua opinião.

Anônimo disse...

Chegou Leidy Anne. Onde você estava? Na praia?Qual o problema da sincronia muito proxima. Todos os comentários ocorrem no mesmo dia, e em horários muito proximos, que bizarro.Não vejo nada de bizarro nisso. Achei importante ser levantado um assunto dessa natureza e todo mundo querer dar sua opinião.Uns complicam as coisas, outros acham muito fácil. Nem é complicado, nem é só protocolar o pedido. Paiçandu precisar gritar bem alto, usar os meios de comunicação, pedir o apoio de Pinga Fogo, do Quinteiro , do Ricardo Barros, da Cidae do neto do Anibal Khoury, ai sim nós teremos nossa Comarca dentro de 2 anos.

Anônimo disse...

Tomara que a Comarca nao vire Utopia!

Anônimo disse...

show em pronunciamentos quem dá o senador mão santa do piaui e nem tanto vejo ele conseguir nada para seu estado então dr. vieira não adianta o quinteiro dqar show e que queremos e que ele traga recursos para paiçandu e região e não falar bonito, pois já temos tantos outros que falam bonito e o principal que o dinheiro para fazer obras nada. chega oooooooô.

Valdir do PT disse...

A minha opinão não é para concordar ou discordar e sim para esclarecer como se dá o funcionamento para se tornar Comarca, as coisas mudaram felismente hoje vivemos em uma democracia e os restos que sabraram dos maleficios estão acabando a cada dia que passa graças as lutas da Sociedade Civil Organizada e das novas Leis que foram elaboradas e aprovadas que hoje rege o nosso País.

Anônimo disse...

Eh gente ficar esperando é o que NAO pode acontecer! Temos que mobilizarmos tds as pessoas possiveis de influencia pra isso nao demorar tanto!

Francisco Vieira Filho disse...

Valdir do Pt. democracias é concordar e discordar. Por exemplo eu não concordo com o que o PT anda fazendo. Agora está proibido de discordar, Estamos no Brasil ou na Venezuela?

Francisco Vieira Filho disse...

Ontem Sexta-feira dia 19 de fev. fui uma reunião em Jacarezinho onde estavam presentes o Vice governador e dentro de 40 dias governador Orlando Pessuti e vários deputados. Coloquei o Pessuti em contato telefônico com o deputado Wilson Quinteiro e conversaram por uns 10 minutos. Pessuti ficou muito satisfeito e prometeu uma visita ao Quinteiro.