11 de abril de 2009

"I - páu - zan - du"

Post especial
Vamos aproveitar este final de semana festivo e falar de coisas mais amenas. Aproveitando a postagem do Daílton sobre a "Estação Cultural", vamos destacar que foi ao entorno daquele local que nasceu nossa cidade de Paiçandu. Portanto ele deveria ser mais respeitado.
Pra começar, pesquisei sobre o início de tudo e achei controvérsias, o nome "Paiçandu" é de origem tupi-guarani, "I-páu-zan-du"... e siguinifica Ilha do Padre ou Ilha do Pai. Alguns dizem que a cidade tem esse nome em homenagem a uma cidade uruguaia, onde havia uma fortaleza de nome Payssandu, "onde se travou importante batalha na Guerra do Paraguai. Nesta ocasião comandavam o corpo de ataque do Brasil, naquele setor, o Almirante Tamandaré e o Marechal Procópio Menna Barreto, os quais forçaram sua rendição a 02 de janeiro de 1865, batalha decisiva no panorama político continental naquela época. Deu-se assim a denominação ao município em homenagem àquele histórico episódio. (AN)".

Pergunta: Guerra do Paraguai no Uruguai? E porque nossa cidade não tem nenhuma rua ou avenida ou praça homenageando esses militares, o que seria relevante? A batalha foi em 1865, mas a saga pioneira que colonizou Paiçandu chegou à região por volta do ano de 1944? Será que o episódio era tão marcante a ponto de merecer esta homenagem?
Acredito naquela hipótese do nome ter relação com antigos moradores do local.

Voltando a Estação Ferroviária: "Os trilhos de aço da ferrovia, que alicerçou o povoado, chegaram a Apucarana em 1943, a Maringá em 1954 e somente em 1973 atingiu Cianorte.Como Paiçandu estrategicamente era passagem da estrada de ferro, o povoado se fortaleceu, começando a surgir as primeiras casas comerciais nas proximidades da futura estação ferroviária, sendo pioneiro neste setor o sr. João Langoski. (Alguém ouviu falar ou conhece parentes?). A cultura do café e cereais próprios da região setentrional do Paraná, o grande afluxo de pioneiros, e a tenacidade dos homens que planejaram e lançaram os fundamentos da cidade, transformaram o Patrimônio de Paiçandu em próspera cidade.Pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960 e com território desmembrado de Maringá, foi criado o município de Paiçandu. A instalação oficial deu-se no dia 19 de novembro de 1961, sendo que nesta data foi empossado o sr. Laurindo Palma, como primeiro prefeito municipal."
Neste blog estamos direto destacando nossos pioneiros, pois foi pela força de trabalho deles que nossa cidade se firmou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal este resgate, na verdade tem aquela istória do indio que chamava Sandu e era chamado de pai. mas é meio manjada esta versão. e o cemiterio dos cablocos, quem tá enterrado lá, ou não tem ninguém, vcs poderiam ver isso. quanto a estação do trem, aquilo tá condenado, mas poderia servir para alguma coisa. nem trem passa mais aqui em paiçandu.