11 de setembro de 2009

Desconvite

O leitor atento acompanhou: O Dr Vieira convidou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Bombeiro Jubim, para uma visita até Assaí. O Bombeiro Jubim convidou o Dr Vieira para uma reunião do conselho.
No momento que moderei os comentários abri um sorriso e fiquei feliz: - Que bom, pensei, duas pessoas realmente interessadas no assunto, frutos poderão surgir, em benefício da população...
Mas veio o balde de água fria, por A+B ambos os convites foram desfeitos, e o foco?

8 comentários:

Andréia disse...

E ai Jobim o que vc tem a dizer sobre isso?
Ah! fui a uma reunião do conselho. Aliás PALESTRA.Gostei do objetivo da palestra.Eu percebi a preocupação que ele tem com a saúde. Pena que o povo não compareceu, estavamos em pequeno número...
Aí conclui que a minoria (classe dominante) é mais unida que a maioria (classe dominada).

Anônimo disse...

fala e facil o dificil e por em pratica o porque como muita gente fala demais entao fica aquela fraze faz o que eu falo mais nao faz o que eu faço essa e boa

José Cleilton Jubin - Presidente do CMS disse...

Em resposta a Andréa, tenho a dizer que nosso municipio tem a mesma semelhança de serviços prestados em outras regiões do Estado, onde se defronta com barreiras a respeito de baixa capacidade instalada na infra-estrutura, despreparo em gerenciar unidades e programas de saúde, oferta de serviços insuficientes para o atendimento às demandas, descompromisso dos trabalhadores (não todos) e autoritarismo dos Gestores nas instituições públicas de saúde, modelo médico centrado no pronto-atendimento, participação social incipiente, entre outras, A Lei Federal 8.142/199, estabeleceu a PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE na gestão do SUS, mediante a criação dos Conselhos de Saúde e das Conferencias de Saúde, disciplinando -se ao mesmo tempo, a transparencia de recursos arrecadados pela União, para os Estados e os Municipios.
O termo Controle Social é utilizado por alguns como: "designar o Controle que o Estado exerce sobre a Sociedade por meio das suas instituições com o objetivo de amenizar, ou mesmo evitar, conflitos sociais. E o termo dado na Conferencia Nacional de Saúde é: Controle Social é a capacidade que tem a sociedade organizada de intervir nas politicas públicas, interagindo com o Estado para o estabelecimento de suas necessidades e interesses na definição das prioridades e metas dos planos de saúde.
Portanto estou dando minha contribuição para com o SISTEMA SUS DO QUAL É UNIVERSAL E DIREITO DE TODOS, com isso quero chegar em promover o conhecimento e a discussão sobre principios e diretrizes que conformam o SUS e as suas bases legais, contribuir também, para ampliar a capacidade de negociação dos Conselheiros de Saúde e Comunidade, além de fortalecer a atuação dos Conselheiros de Saúde como elemento essencial na participação da sociedade no processo de implementação do SUS, quando falo SUS, eu falo da saúde do municipio porque temos que começar aqui, e não esperar vir de cima para baixo,com isso temos que estimular a articulação entre Conselheiros de Saúde e outras instâncias de Controle Social em especial com o Ministério Público, poderia dizer mais coisas boas das quais precisamos no municipio, mas isso depende de cada cidadão de Paiçandu, porque os mesmos ficam vendo novelas, bares,e outros afazeres, mas esquecem o principal que é lutar por seus direitos, só reclamam quando tem alguem da familia precisando, ai querem quebrar hospital bater em médico,trabalhadores do sistema e por ai a fora, outros aproveitam o momento e querem tirar proveito difamando mais ainda.
Acredito eu se cada um for um BEIJA-FLOR no Sistema as coisas começam a mudar, como se diz é facil sentar em cima do próprio rabo e falar mal do rabo dos outros, desculpe pelo desabafo, mas a comunidade tem que acordar, porque a minoria esta voltando com força total.

Andréia disse...

BOM O SEU DESABAFO,,, MAS RESUMINDO VC QUER DIZER QUE PRECISAMOS É DE UMA MOBILIZAÇÃO SOCIAL... DEIXO UM CONVITE PRA VC PARTICIPAR DO CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE ESTÁ SENDO REALIZADO AQUI MESMO NA CIDADE... (o curso é ótimo,, vc não vai se arrepender)

Anônimo disse...

Jobin fala muito em participação da comunidade, controle social, agora eu pergunto ; de prático o que está sendo feito pelo Conselho Municipal de Saúde; a conclusão da UTI comn seu funcionamento e credenciamento que há 6 anos está como obra inacabada.O Setor de especialidades do Hospital Municipal que não existe., o Secretário que vive viajando para receber diárias .O Centro Cirurgico com um fóco Cirurgico amarrado em barbante. Será que alguém se preopuca com isso?

Anônimo disse...

Está na hora do Prefeito mandar uma mensagem para Camara regulamentando o Conselho Municipal de Saúde,. Para que 56 membros? Nas reuniões vão apenas uns 10. Em todas cidade o quanto é de ll, divididos em prestadorese usuários, sendo que a prefeitura entra com o Secretário de Saúde, Educação, Finanças, Bem estar Social, Hospital Municipal e os Usuários Sindicato, Igrejas,Associações. Aí sim compareçem 100%.

Andréia disse...

kkkkkkkkk,, sério tem 56 membros?? Caramba!!. Onde estavam os outros o dia que fui na reunião?

Anônimo disse...

Andréia,. vejo seu interêsse pelos problemas de Paiçandu. Pedi ao blog e acho que não estão conseguindo o total de repasses mensal da Prefeitura para o Hospital Municipal. Que tal uma ajudinha sua. Uma solicitação protocolada na Prefeitura por qualquer cidadão do municipio, terá que ser respondida em 15 dias.