30 de agosto de 2009

Ensaio

NÃO PROCURE DEMAIS, PODE SER QUE NÃO EXISTA.
"Na verdade eu só queria um pouco de atenção. Não da TV ou do rádio. Mas de um sinal humano, que me dissesse: Oi Andréia. Como vai? Orkut, Msn, telefone, Celular. Serve. Apenas uma voz. Um som que me ouvisse e voltasse aos meus ouvidos ou olhos, consciência. Uma palavra que fizesse toda a diferença.
Mas que palavra? Que som? Ou Quem?
Nada.
Tudo mudo.
Não posso esperar do mundo o que ele não quer me dar, ou eu não compreendo a relação dos acontecimentos ou o mundo não aceita personalidades flexíveis.
De mundo, de mudo e de tudo – não se espera nada.
O silêncio é um universo pelo qual viajo em busca de sons e respostas do meu reflexo na sociedade. A sociedade é o mundo desconhecido, devorador e mutante que me amedronta e me faz refugiar em palavras, ações fora do eu. Fora do verdadeiro sentido, da verdadeira direção, da verdadeira alegria de escrever ou falar o que quero. O tudo fica só para mim. Porque para os outros é nada. Século de tamanho desenvolvimento tecnológico e de tamanha solidão. De grandes ligações humanas e grandes desprezo, arrogância, vaidade e consumismo. Nada que eu faço te interessa ou o que você faz não me interessa.
Pra onde foram às vontades?
Tornaram-se momentâneas ou aprisionadas em aparelhos eletrônicos? Onde está a minha vontade agora, senão de escrever neste computador ouvindo somente o som do CPU. Falsa realidade, falsa vontade, não queria estar aqui. Mas não encontrei o som ou a palavra que procuro e de tanto procurar percebi que ela existe somente em mim. Eu produzi sons e letras e formei um universo ao qual me prendi e vivi por vários dias, anos. O que é o poder da imaginação? A procura de algo que não era nem virtual. Pior agora é ter que viver fora desse mundo que criei.
Uma obra perfeita do surrealismo.
Três alternativas: Continuar a procura e imaginar. Criar um novo mundo que me torne alienada. Viver a falsa realidade sem invenções da mente. Se o segredo é construir, letras, palavras, tijolos, castelos. Talvez um jardim algo diferente que não havia no primeiro mundo, borboletas, pássaros me inspiram a primavera que não está distante. Construir uma sociedade mesmo que falsa com paciência e o bom senso porque fé só se fala não se pratica. Construir outra Andréia que tivesse não o sexto sentido, mas o décimo. Construir outro alfabeto que pudesse me dar um novo som quando juntar as letras queridas. Essa seria a segunda alternativa. A primeira – continuar o encanto e ouvir o canto doce de tudo que está mentalizado, cesso a minha procura e uso a minha imaginação ou continuo a escrever...
Escrever e escrever nessa falsa realidade."
Andréia Fontini

5 comentários:

Minéia disse...

Palavras perfeitas...perguntas e exclamações que a maioria das pessoas fazem a si mesmas...adorei.
Parabéns....

Rosinéia Balbino - Em contos e Poesias disse...

Poema Para meu amor

Você é um sonho bom de se sonhar
Um desejo bom de se querer
É a luz para clarear o dia
É a lua para enfeitar a noite.

A flor do meu jardim
O cantar do pássaro em minha janela
O olhar puro e terno de uma criança
É para mim inspiração para uma canção

É a esperança de que não posso perder a vontade de amar
É para mim algo bom, algo diferente
Algo que transpassa as barreiras desta vida
E vai além de tudo que consigo imaginar

Imaginar vc aqui comigo
É como se estivesse desejando o bem mais sublime.
A pureza de meu sentimento por vc me faz delirar
E me sentir nas nuvens, nuvens deste céu que te dei de presente

Céu que é testemunha de tudo que acontece entre a gente
Este céu que te dei é o bem mais precioso do mundo
Mundo que pode ter o tamanho que quiseres
Está nas suas mãos a decisão do tamanho do mundo que te dei
Pode não acreditar, mas você é o mundo que sonhei

Leidy Anne disse...

Xi meninas,acho que vocês estão apaixonadas demais hein,os homens não merecem gurias tão meigas como vocês não...Mesmo assim,as palavras são ótimas pra expressar o que vai no coração...

Andréia disse...

Obrigada pelos comentários. Paixão? rsrsrsr Sou romântica-realista já viu isso? Agora a Rosinéia é romântica-romântica...

Anônimo disse...

1. Faça mudanças pequenas e positivas
Isto pode parecer um paradoxo. Efetuar mudanças pequenas e positivas – comer mais saudavelmente, fazer um pouco de exercício físico, criar um hábito produtivo, por exemplo – são formas espetaculares de se entusiasmar pela vida… porém, não é preciso alguma motivação e entusiasmo para iniciar este tipo de mudanças? Sim, um pouco… mas não muito. Se começar pequeno, não precisa de muita motivação. Basta começar. Depressa irá perceber que só o ato de iniciar e fazer alguma coisa irá dar-lhe algum alento e quando der por ela estará envolto numa espiral de mudanças positivas – cada uma a desencadear outra e outra e outra.
2. Expulse os pensamentos negativos
Um pensamento negativo não combina com uma existência excitante. Como é que pode desfrutar da vida com todos esses pensamentos negativos na cabeça? Neste caso, é um ou outro e a escolha é sua. Quer preencher os seus dias a pensar negativamente ou a amar a vida e a fazer coisas espetaculares? Já percebeu que se trata de uma simples escolha? Para conseguir expulsar os pensamentos negativos da sua mente e da sua vida, necessita apenas de estar consciente, ou seja, quando for assolado por um pensamento negativo, esmague-o como um bicho e substitua-o por um pensamento positivo. Não é fácil, mas com determinação e prática conseguirá… e a melhor parte é que funciona mesmo.
3. Veja o lado maravilhoso das coisas
Podemos dizer que este é o verso do ponto 2, mas a sua importância no combate à síndrome da insatisfação é tal, que merece o seu próprio destaque. Tudo aquilo que o rodeia tem um lado positivo e você apenas terá de se aperceber de quão sortudo realmente é. Fiquei sem Internet? Maravilhoso: foi muito mais produtivo e como acabei o meu trabalho mais depressa foi para casa mais cedo. A minha filha está a fazer uma birra porque quer o brinquedo que o irmão tem na mão? Ótimo: esta é uma excelente oportunidade para ensiná-los o que significa partilhar e aproveito para passar tempo de qualidade com a criançada. O meu avô faleceu? Esta é uma excelente oportunidade para fazer uma homenagem à sua vida extraordinária, para refletir sobre a forma como me influenciou, para aprender a gozar mais os meus dias, o tempo que passo com a família e os amigos, para refletir na preciosidade da vida.
4. Exercício físico
Nem todos somos grandes fãs do exercício físico, no entanto, há que reconhecer os seus poderes. Embora muitas pessoas se dedicam ao desporto para melhorar o seu aspecto e forma física, ele pode significar muito mais – para além de ser muito divertido, vai fazê-lo sentir-se mais saudável, mais enérgico e vai acabar por olhar para a vida com outros olhos. É um momento para relaxar e estar a só, para fazer brainstorming ou então para passar tempo de qualidade com um amigo ou o seu companheiro. Comece com 10 minutos de exercício físico por dia e veja como isso irá energizar a sua vida.
5. Estime os seus entes queridos
Uma das coisas mais importantes na vida são os nossos familiares, amigos e apoiantes, estão lá para o bom e para o mau. Faça tempo para estar com aqueles que mais ama – seja num passeio à beira mar, no sofá a ver um filme e a comer pipocas ou através de uma conversa telefônica. Há quanto tempo não está com o seu pai, mãe, irmão ou irmã? Telefone, visite ou envie-lhes um e-mail ainda hoje.
6. Persiga uma paixão
Fazer isto pode mudar vidas. A maior parte das vezes temos medo ou somos pessimistas sobre perseguir e concretizar uma velha ideia, mesmo que seja algo com que sempre sonhamos. Ao fazermos aquilo que amamos, ganhamos um novo fôlego, uma nova energia e um novo amor pela vida. Seja o que for a sua paixão, não a deixe escapar. Ainda não a descobriu? Comece a explorar novos passatempos e atividades – pode demorar a encontrar a sua verdadeira paixão, mas valerá cada minuto.