29 de julho de 2009

Cenário de rivalidades

O Padre Genivaldo Ubinge deixou um comentário sobre a postagem "Lenha", o assunto é Saúde. Pela clareza das idéias e opiniões firmes, tomamos a liberdade de publicá-la por completo:

"Considerações sobre a postagem e os comentários vinculados:
a) "Dirigiu o Hospital São José em sua melhor fase..." Aqui tenho uma pergunta: o HSJ teve realmente uma fase boa alguma vez? E essa fase melhor foi significativamente melhor que atual? Explico o questionamento. É verdade que estou a pouco tempo trabalhando diretamente em Pdu, apenas 2 anos, mas minha ligação à cidade é mais remota, deste de 1999, qdo estive aqui a primeira vez durante uma semana; em 2000 por um mês, deste de então nunca perdi o contato e em 2004 retornei por ano, durante os finais de semana. Sempre chamou-me a atenção em minhas visitas, conversas com as famílias as histórias de dor, tristeza e revolta ligadas ao hospital municipal, fatos recentes e antigos, mas marcados por abandonos, negligências, maus atendimentos e erros e perdas não explicadas; ainda hoje atendo pessoas com dores antigas que não querem cicatrizar, anos de sofrimento... e notem, não são comentários de gente intrigueira e barraqueira, mas histórias ditas em momentos de confiança, em que as pessoas revelam suas dores. Sempre teremos queixas em relação ao atendimento público, pois o déficit é enorme. Mas tem histórias e histórias, algumas o sofrimento revela sua verdade.
Sobre a saúde em Pdu, como em qualquer outra localidade a saúde é resultado de variados e complexos fatores; tais como: infraestrutura adequada, como destaque ao saneamento básico, asfalto, moradia, alimentação, educação, lazer, cultura... e sempre que quisermos algum julgamento à cidade devemos lembrar que nós, seu povo a fizemos ser o que ela é com nossa participação ou omissão; e isso não num período curto de uma década, mas ao longo de sua história. No exemplo concreto das condições que tem hoje nosso município de promoção da saúde: educação e prevenção, remédios, consultas, exames, tratamento etc... temos o construímos com nossa participação ou omissão. É mérito ou demérito de todos.
Tristes são os comentários, tristes porque revelam um modo perverso de considerar as coisas públicas, como se fossem pessoais: conquistas pessoais, daí o desejo de reconhecimento; fracassos pessoais, daí a inveja e rivalidade. Se queremos uma cidade digna, com condições de saúde e vida para todos devemos de vez superar rivalidades pessoais, nos centrarmos no presente com vista ao futuro, fazendo uma leitura crítica do nosso passado para que novas lideranças públicas aprendam com seus erros e empenhe-se na busca do mais justo e correto."

Perfeito raciocínio este, neste cenário de rivalidades o preço mais caro é o pago pela população, que assiste a tudo desamparada. Quanto ao termo que usei "na sua melhor fase", poderia ter sido "na fase menos ruim", referi-me ao fato de que nesta época o Hospital era sim destaque regional, pacientes de várias cidades o procuravam e houve até alguns métodos adotados que foram notícia nacional, de forma positiva.

15 comentários:

Anônimo disse...

...Se queremos uma cidade digna, com condições de saúde e vida para todos devemos de vez superar rivalidades pessoais, nos centrarmos no presente com vista ao futuro, fazendo uma leitura crítica do nosso passado para que novas lideranças públicas aprendam com seus erros e empenhe-se na busca do mais justo e correto.

Falou tudo!!

Anônimo disse...

O Hospital São José foi sim um destaque regional. Foi eleito pelo Ministário da saúde com uma pesquiza como o 10 do Paraná. Vejam bem uma manchete do Jornal do povo da época. Paiçandu tem o 10 hospital do Paraná. Mais adiante; Maringá não teve nem o melhor nem o pior. E olhe que antes Paiçandu sempre dependeu de Maringá.

Anônimo disse...

O Hospital São José tirou o primeiro lugar na campanha de varizes em todo Paraná.Nem Maringá nem Sarandi participaram. Mas eu tenho esperança que um dia não muito longe o São José vai renasçer das cinzas. Não existe aquele ditado; quem foi rei sempre será Magestade.

Anônimo disse...

O prefeito Vladão e o secretário Célio vão encontrar um caminho para que o São José volte a ser uma referência regional.

Dr. Francisco Vieira Filho disse...

Padre Genivaldo Ubinge; lí seus comentários sôbre o Hospital São José. Mas o São José fechou suas portas em 25 de setembro de 2.003 . Achei muito intrigante sua pergunta. O HSJ teve realmente uma fase boa alguma vez? O Sr. fala que em l999 estêve por uma semana. Em 2.000 por 1 mês e só voltou em 2.004 quando não existia mais São José e sim Municipal. O Sr. não acompanhou a campanha de varizes? A escolha do São José como 10 hospital do Paraná. Sabe Padre pergunte à população. Em recente pesquiza o São José teve 67% de aceitação. Não quero criticar o atual Municipal, pois o Célio e o Vladão pegaram o sucateamento de 5 anos. Sabe Padre a ampliação do centro cirurgico para 4 salas, a construção de 4 enfermarias ou l6 leitos, a construção da área fisica da Tomografia, a construção de uma UTI de 10 leitos que Moacir não levou adiante. E o mais o blog já respondeu.

Dr. Francisco Vieira Filho disse...

Padre Genivaldo. Em l.995 quando assumi o Hospital Samaritano só se falava em Paiçandu como capital do abôrto. Eu acabei com isso. Maringá começou a pedir socorro à Paiçandu na área da saúde. Um dia recebi um Fax da Central de Leitos pedindo l5 vaga para cirurgias de Ortopedia. Pergunte ao vereador Bravin, ao Vereador Zebrão, ao Vice-prefeito de Sarandi Carlos de Paula. Por sinal Bravin sempre falou que foi o vereador mais votado graças ao São José. E o Carlos de Paula de Sarandi ele reconheçe e agradeçe à Paiçandu e ao São José.

Dr. Francisco Vieira Filho disse...

Padre Genivaldo Já que o Sr. não conheçeu o Saõ José de l.998 á 2.003, eu ficaria imensamente feliz se o Sr. viesse conheçer o Hospital Pró Vida de Assaí que originou-se do São José de Paiçandu. Aqui Padre Genivaldo nós temos 10 especialidades para atender à população sem filas. Operamos Otorrino; Amigdala - Adenóide, Septoplastia e Turbinectomia pelo Sus, sendo o único do Paraná. Sim, operamos Ortopedia por Video -artroscopia pelo Sus e é o único do Paraná, inclusive já operamos vários pacientes de Paiçandu, tanto de Otorrino como de Ortopedia por video.

Dr. Francisco Vieira Filho disse...

Sabe Padre Genivaldo, recebí um telefonema do prefeito Vladão agradeçendo uma cirurgia de hérnia numa criança de 3 anos de Paiçandu. E já falei para o Secretário Célio que estamos á disposição. Não é à toa que trabalhei 10 anos em Paiçandu. Sabe, Padre Genivaldo quem nasçeu de l.995 á 2.003 tanto no Samaritano ou no São José teve a minha pareticipação e me orgulho disso.

Leidy Anne disse...

Também me lembro desta época das varizes..e todo mundo de Maringá costumava mesmo citar esse hospital,quando era necessário um cirurgia desse tipo.Conheço várias pessoas daqui de Maringá,de Sarandi e de Iguatemi que operaram suas varizes aí.Também era muito comum levarem vítimas de acidentes para esse hospital,pq ele era uma boa referência...nem sempre as pessoas "reclamam" por pura falta do que fazer,ou rixa politica....é apenas o nosso direito de cidadãos tentando fazer valer a tal da democracia.....Isso não é nem um pouco insensato,muito pelo contrário...

Dr. Francisco Vieira Filho disse...

Sabe Leidy Anne você lembrou da campanha de varizes, eu vou passar um dado importante. O Hospital São José realizou 1.985 cirurgias de varizes pelo Sus. A cirurgia de varizes é uma cirurgia estética e no meu tempo em Paiçandu ninguém queria fazer, pois custava em tôrno de 1.500,00( Hum mil e quinhentos reais). Só o São José fazia e Floresta fazia um pouco. Mas 90% da cota da região era feito em Paiçandu. Colorado por exemplo mandava um onibus cheio de pacientes

Dr. Francisco Vieira Filho disse...

O São José fêz uma campanha pelo parto normal que saiu na Folha de São Paulo e no SBT. Era o seguinte; quem ganhasse parto normal teria direito uma panela de pressão. Com isso conseguimos reduzir o percentual alto de Cesarianas.

Dr. Francisco Vieira Filho disse...

Quando um anônimo fala besteira dizendo que eu critico o Municipal, ele está mentindo. Reconheço que o Célio pegou um Hospital sucateado durante 5 anos. Sabe, nem a UTI concluiram, e tinha uma verba que o deputado Balbinoti liberou e essa verba ainda existe, se não me engano sobrou 82 mil. Agora equipar e funcionar é uma missão muito dificil.

Dr.Francisco Vieira Filho disse...

No meu tempo nós tinhamos 2 Ortopedistas e o HU de Maringá l8. No entanto nós fazíamos uma média de 60 cirurgias|mês de Ortopedia, sendo que 40 era de Maringá. Em resumo Paiçandu segurava a barra de Maringá em Ortopedia. E em Obstetricia; teve um mês que nasceu mais crianças de Maringá no São José do que no HU. Aí gerou aquela charge do diário; o secretário de saúde era o Dr. Paulo Donnadio. Uma cegonha levava um bebê e na frente tinha uma placa de Paiçandu. Aí o Secretario de Saude falava, ei volte para Maringá, aqui tem Hospital.

Aguinaldo disse...

No que se refere a saúde publica Paiçandu sempre teve seus problemas.Nem São José nem hospital municipal estão perto de alcansarem o ideal.O mais importante é que temos o prédio graças aos esforços do então deputado José Alves "inmemorian"
Independente de quem administra ou administrou quem acertou ou quem errou,temos por dever e responsabilidade, e por amor ao próximo fazer com nosso povo seja bem atendido aqui em nossa cidade.O passado; passou o presente esta aí o futuro nós construímos.

Anônimo disse...

O HOSPITAL MUNICIPAL AGORA TÁ UMA MARAVILHA, SÓ TÁ FALTANDO AS MASCARAS, O ALCOOL GEL, LUVAS E OUTRAS "COSITAS MAIS", PARA QUE OS FUNCIONÁRIOS SE PROTEJAM DA NOVA GRIPE. UM HOSPITAL QUE NÃO TEM ESTE ITENS DE SEGURANÇA PARA SEUS FUNCIONÁRIOS SE PROTEGEREM, NÃO TEM COMO NEM SER CHAMADO DE HOSPITAL. A PROMOTORIA DEVERIA VERIFICAR ESTAS COISAS ANTES QUE ALGO DE MAIS GRAVE ACONTEÇA.