25 de maio de 2009

Conselhos Municipais

Tem-se destacado em Paiçandu o trabalho dos Conselhos Municipais. Nos últimos acontecimentos na cidade no qual se gerou discussão ou polêmicas, foi determinante a atuação deles, principalmente o de Segurança e Saúde.
Mas, muitas pessoas desconhecem a função deles, e até mesmo sua estrutura: São criados para que haja a participação de toda a sociedade no processo democrático, sociedade civil e poder público trabalhando junto nas políticas urbanas.
O blog é um espaço onde todos podem contribuir, e gostaríamos de publicar aqui, todos os Conselhos da cidade e seus membros. Mas não temos estas informações, quem as tiver, se desejar colaborar, e só entrar em contato.

6 comentários:

Ver Valdir do PT disse...

informo que o Conselho da saúde funciona ao lado do detran das 13h00 as 17h00 todas as informação que voce ou qualquer cidadão quiser esta a disposição. o Conselho de segurança pode pegar as informações com o Senhor Sergio Loni (peixe) outros dados pessoais eu tenho mais como não falei com ele não posso colocacar no blog. conselho da assistencia social o PPresidente e o Estudante de Psicologia Sr. Josemar, Conselho do CMDCA é o Sr. Jose Ananioas Ribeiro, Conselho da Segurança Alimentar pode procurar a Assistente Social Elizangela na Assistencia que ela informa, do meio ambiente, Turismo e de pessoas portadora de necessidades especiais estão sendo formado, da educação o cidinho bril linps (ministro) é membro espero que eu tenho te ajudado.

José Cleilton Jubin Presidente do CMS-Paiçandu disse...

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão ligado à saúde do municipio, Deliberativo, permanente e composto por um colegiado de pessoas que se reúnem regularmente uma vez por mês para discutir ações gerais de sua comunidade e procurar soluções para os problemas expostos em Reunião Ordinária, toda última quinta-feira do mês, às 19:30 horas nas dependências da Câmara Municipal, e Extraordinariamente quando preciso para deliberar assuntos de emergência. Além disso, aprova a prestação de contas da Secretária Municipal de Saúde. O CMS é regulamentado pela Lei Federal 8.142/90 e pela Lei Municipal nº 1.872/08, é formado por 56 membros, sendo 28 titulares e 28 suplentes. São pessoas escolhidas nos vários segmentos organizados, como Categorias de Profissionais da Saúde, Prestadores de Serviço,Representantes do Governo e Representantes dos Usuários do Sistema Único de Saúde-SUS, de maneira que as decisões tomadas sejam as mais democráticas possíveis. As Entidades hoje representadas no CMS são: 04 Representante do Governo Municipal; 01 Representante dos Laboratórios; 01 Representante da APAE; 01 Representante das Farmácias; 06 Representante das Associações de Moradores; 01 Representante da UNLIVI (Unidos Libertaremos Vidas); 06 Representantes dos Trabalhadores da Saúde; 01 Representante do SISMUP (Sindicato dos Servidores Municipais de Paiçandu);01 Representante da Pastoral da Saúde; 01 Representante da Pastoral da Criança;02 Representantes das Igrejas Evangélicas de Paiçandu; 01 Representante da Agricultura (representada pela EMATER); 01 Representante dos Idosos; 01 Representante da Igreja Católica.

José Cleilton Jubin Presidente do CMS-Paiçandu disse...

O Conselho Municipal de Saúde serve para representar a comunidade nas discussões sobre saúde pública e contribuir para que haja melhorias nos programas de saúde e atendimento ao usuário, o CMS serve para articular a participação dos vários segmentos da sociedade na politica municipal de saúde. Para que o Conselho funciona ainda melhor, é preciso que toda a comunidade participe, com sugestões, reclamações e reivindicações. O CMS também fiscaliza a aplicação dos recursos repassados para investir em saúde e a comunidade deve procurar saber como estão sendo administrados estes valores. Um sistema de saúde pública eficiente, comprometido com a qualidade de vida e voltado para os anseios da comunidade, com melhor aplicação dos recursos e o conhecimento de toda sociedade, a nossa saúde só dependerá da participação popular e para que aconteça as ações e serviços de saúde no municipio é obrigatório o funcionamento do CMS para que preencha os requisitos exigidos para a habilitação ao recebimento dos recursos Federais repassados fundo a fundo, desde a edição da Lei Orgânica da Saúde, no ano de 1.990. A Lei Orgânica da Saúde define que os recursos financeiros do SUS serão depositados em contas especiais no Fundo Municipal e Fundo Estadual de Saúde e movimentados sob fiscalização do Conselho Municipal de Saúde.

José Cleilton Jubin Presidente do CMS-Paiçandu disse...

Devido a essas e demais funções do CMS, queremos dizer que em nosso municipio os governantes passados não tiveram esta preocupação em fazer parcerias com o Conselho Municipal e sim distanciar o Conselho Municipal do Gestor, pelo fato das fiscalizações,sempre diziam que nós éramos só para atrapalhar e inclusive até para alguns vereadores mal informado do funcionamento do CMS, em sessão Ordinária na Câmara Municipal, em suas considerações finais teve a capacidade de dizer que Conselho é coisa do PT, mas devo informar que dos 56 membros do Conselho de Saúde, tem gente filiados em quase todos os partidos politicos inclusive o dele, ou é simpatizante ,mas nas reuniões do CMS não se discute politica partidária mas Politicas Publicas e Qualidade de vida para a comunidade, tudo é discutido e votado.

José Cleilton Jubin Presidente do CMS-Paiçandu disse...

Aqui vai a relação dos Conselheiros de Saúde de Paiçandu:Célio Natera Pegorari; Lucinéia Botti; Ana Tereza Barboza; Rubilei Peixoto; Aparecido Banki Maçao; Sidnéia Vier da Silva; Ana Maria Barossi; Maria Neuza Vichiato; Joandersey Deliberador e Silva; Rosano Teixeira; Pascoalina Aparecida Sartorato Sari; Rosimeri Teixeira; Elizabeth Leme Jacob; Marli Moreira Coutinho; Celidalva Maria da Silva; Ana Lucia Silva Souza; João Borges de Souza; Claudia Aparecida Rodrigues Silva; Elaine Patricia Massaki; Shirley dos Reis Aguiar; Fátima Regina Fabril; Elivani Maria Sarri; José Ananias Ribeiro; José Cleilton Jubin; Francisco Antonio Alves; José Gomes dos Santos; Sebastião Siqueira; Luiz Alberto Correia Gomes; Ivan Wisenfath; Hilda Huttl; Luiz Carlos de Souza; Sergio Aparecido Loni; Salvador Morales; Francisco Mateus; Pedro Norberto de Souza; Antonio Carlos dos Santos; Maria Madalena Bonfonti Zacanini; Alex Marchry; Maria Conceição Biazoli de Souza; Marislei da Silva Conceição; Joaquim João de Almeida; José Carlos dos Santos; Moacir de Freitas; Tessália Rocio Hundazinski; Adelson Raimundo Ângelo; Katerine Elizabeth Brero.

Anônimo disse...

CONSEG - CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE PAIÇANDU.
FONE:9938-4597
DIRETORIA: SÉRGIO AP. LONI, LUIZ ALBERTO CORREIA GOMES, ROSINÉIA DIANA BALBINO, RILDO FERNANDES DOS SANTOS, SEBASTIÃO ALVES DE CIQUEIRA, JOSÉ LUIZ DE SOUZA,
CONSELHO FISCAL: LETICIA, ALEXANDRE BURI, JOÃO CARAÇATO, GILSON CORREIA, KALANGO.